27/11/2021

STCP renova frota com 5 novos autocarros elétricos

facebook.com/transportesonline
A STCP apresentou hoje 5 novos autocarros 100% elétricos, dando por concluída a ação de renovação de frota iniciada em 2018, e que permitiu à empresa rececionar um total 254 autocarros a gás natural e 20 viaturas elétricas. 

Os novos autocarros do fabricante chinês Zhongtong prometem uma autonomia mínima de 250 km's, e capacidade para transportarem 90 passageiros (28 lugares sentados + 62 lugares em pé), acessibilidade a passageiros de mobilidade reduzida e tecnologia de ponta para apoio à condução.

De acordo com o presidente da STCP, Manuel Queiró, o investimento em autocarros elétricos não termina aqui. Até 2023 a empresa vai rececionar novos autocarros 100% elétricos para um total de 76, e até 2027 serão 156, representando 35% do total da frota, tornando a STCP o primeiro operador nacional a abolir o diesel da sua frota.

João Pedro Matos Fernandes, ministro do Ambiente e Ação Climática, sublinhou a importância da aquisição de viaturas mais amigas do ambiente e o papel que as empresas de transporte têm para o objetivo da descarbonização das cidades, e o apoio à aquisição de 709 autocarros ecológicos em todo o país ao abrigo do programa POSEUR. Prometeu para o próximo mês o lançamento de um programa apoio à aquisição de autocarros elétricos e/ou a hidrogénio, exclusivo para as áreas metropolitanas no valor de 48 milhões de euros.

A frota atual da STCP conta com 79% de autocarros movidos a gás natural comprimido, 5% de autocarros elétricos e apenas 16% de autocarros a diesel.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pela sua participação!
Iremos analisar a sua mensagem. Caso se justifique, entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.

Atentamente;

Transportes Online

Acompanhe-nos em:

www.transportes-online.info
facebook.com/transportesonline
youtube.com/transportesonline