A primeira fase do metrobus do Porto entre
a Rotunda da Boavista e a Praça do Império vai entrar em funcionamento no final de Fevereiro, depois de assinado o contrato de operacionalização entre o Estado português, a Câmara Municipal do Porto, o Metro do Porto (dona da obra) e a STCP que irá operar o serviço, que decorreu esta tarde na Câmara do Porto.Com mais de um ano de atraso, a obra concluída em 2024 vai finalmente entrar em funcionamento de forma experimental, com viagens gratuitas durante todo o mês de Março.
Está também resolvida uma das principais dúvidas do projeto: como iriam os veículos inverter a marcha junto à Casa da Música? A solução encontrada passa por contornar a rotunda e até entrar no sentido descendente da Av. da Boavista em convivência com o trânsito durante o processo de inversão, sendo para o efeito adicionado um veículo extra que já estará na estação da Casa da Música enquanto o outro inverte, de modo a não afetar os tempos de operação.
O projeto BRT (Bus Rapid Transit) teve um investimento de 76 milhões de euros financiado pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), e que contempla uma segunda ligação entre a Rotunda da Boavista e a Praça Cidade Salvador (Anémona) totalmente construída em via dedicada.
Na ligação à Praça do Império foram construídas as estações "Casa da Música", "Guerra Junqueiro", "Bessa", "Pinheiro Manso", "Serralves", "João de Barros" e "Império". Na secção até à Anémoma a partir de "Pinheiro Manso" são adicionadas as estações "Antunes Guimarães", "Garcia de Orta", "Nevogilde", "Castelo do Queijo" e "Praça Cidade Salvador".
O metrobus do Porto vai funcionar com 12 veículos articulados com cerca de 18 metros, movidos a hidrogénio verde e operados pela STCP e que ficarão instalados na Estação de Recolha da Asprela/Areosa onde atualmente estão a ser instalados os equipamentos par a produção, armazenamento e distribuição de hidrogénio verde, não só para o abastecimento dos veículos BRT, como para a venda a terceiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pela sua participação!
Iremos analisar a sua mensagem. Caso se justifique, entraremos em contacto consigo com a maior brevidade possível.
Atentamente;
Transportes Online
Acompanhe-nos em:
www.transportes-online.info
facebook.com/transportesonline
youtube.com/transportesonline