►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

10/07/2007

Elevador de Santa Justa comemora 105º aniversário


A Companhia Carris de Ferro de Lisboa, S.A., Empresa operadora dos transportes públicos colectivos de superfície na cidade de Lisboa, assinala, no dia 10 de Julho, o 105º. Aniversário da Inauguração do Elevador do Carmo ou, como desde muito cedo se tornou conhecido, de Santa Justa.

“Ex libris” da Baixa lisboeta, este Elevador, hoje propriedade da Companhia CARRIS, foi projectado pelo Eng. Raul Mesnier de Ponsard e era, na origem, propriedade de uma empresa especialmente criada para a sua construção e exploração: a Empresa do Elevador do Carmo.

Os trabalhos para a sua construção tiveram início em 1900 com a remoção de terras nas Escadinhas de Santa Justa e o seu momento mais marcante no dia 31 de Agosto de 1901, quando, por sistema de alavanca, em poucas horas foi feito o lançamento, do passadiço destinado a estabelecer, por sobre a Rua do Carmo, ligação entre o topo do Elevador e o Largo daquele nome. Também nesse dia e igualmente importante para o quotidiano e desenvolvimento da cidade, foi a inauguração, pela CARRIS, do serviço de carros eléctricos.

Inicialmente o Elevador utilizava o vapor como força de tracção. Em 1907 procedeu-se à electrificação do sistema.

Em Fevereiro de 2002, tal como sucedeu com os Ascensores do Lavra, da Glória e da Bica, também eles propriedade da CARRIS, o Elevador de Santa Justa foi classificado como Monumento Nacional.

Para além de uma visita ao local, qualquer interessado poderá consultar informação histórica, de pormenor, respeitante a este Elevador, no Museu da Carris, aberto de 2ª. a Sábado, das 10.00 às 17.00 horas (encerrando, ao Sábado das 13.00 às 14.00 horas, para almoço, Domingos e Feriados) na Rua 1º. de Maio 101-103, 1300-472 LISBOA, e-mail museu@carris.pt.

informação retirada de: www.carris.pt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search