O Governo vai autorizar a CP a lançar um Concurso Público Internacional para a aquisição de 117 comboios, naquela que será a maior aquisição da história da empresa.
Numa cerimónia realizada esta tarde no Parque Oficinal de Guifões em Matosinhos, Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas, vai anunciar a maior compra de sempre da empresa ferroviária nacional. Ao todo serão gastos 819 milhões de euros provenientes maioritariamente de fundos europeus para a aquisição de 117 novos comboios.
Até 2027 a CP vai receber 62 comboios urbanos dos quais, 34 para renovar integralmente o serviço na linha de Cascais, mais 16 comboios paras as restantes linhas da Área Metropolitana de Lisboa, e 12 para os comboios urbanos do Porto. As restantes 55 automotoras destinam-se ao serviço regional.
Estes 117 comboios juntam-se a um outro concurso lançado pela CP para a compra de 22 comboios destinados ao serviço regional, e que foi ganho pela suíça Stadler.
Em aberto está a possibilidade de lançar um novo concurso para a aquisição de novos comboios destinados ao serviço de longo curso.
Sem comentários:
Enviar um comentário