20/09/2021

Corredor de Autocarros de Alta Qualidade abre hoje na Av. Fernão de Magalhães

facebook.com/transportesonline
A Av. Fernão de Magalhães reabre hoje ao trânsito com o regresso das linhas 300, 305 e 401 ao percurso normal.

Esta avenida que foi alvo de uma intervenção profunda ao longo do último ano e meio, foi readaptada e transformada num Corredor de Autocarros de Alta Qualidade (CAAQ) que consiste numa via de duplo sentido exclusiva para a circulação de transportes públicos.

A circulação de autocarros neste tipo de via é considerada como movimento principal, o que permite dar prioridade à passagem de veículos afetos ao transporte público em detrimento dos veículos particulares, aumentando desta forma a velocidade comercial dos veículos  e os tempos de viagem afetos a este tipo de operação.

facebook.com/transportesonline
A curto prazo, os autocarros da STCP vão poder comunicar com os semáforos através da implementação de um sistema de gestão de tráfego inteligente, dando prioridade à passagem de autocarros. 
Haverá 20 circulações/hora nos corredores CAAQ em cada sentido, o que significa em média um autocarro a cada 3 minutos.
As paragens na extensão dos corredores CAAQ são sobrelevadas para facilitar o acesso aos veículos, e brevemente serão dotadas de informação em tempo real.

facebook.com/transportesonline
imagem: STCP
Com esta reabertura, a linha 800 tem um novo trajeto entre a Praça das Flores e o Campo 24 de Agosto, permitindo que esta linha beneficie de melhores condições de rapidez com a utilização em parte do CAAQ. No sentido Bolhão, a seguir à Praça das Flores segue pela Rua do Amparo na ligação à Av. Fernão de Magalhães até ao Campo 24 de Agosto. No sentido Gondomar, passa pelo Campo 24 de Agosto, Av. Fernão de Magalhães, e segue pelo túnel das Goelas de Pau para a Praça das Flores.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search