São 36 km's e 27 estações que ligam 3 concelhos (Coimbra, Miranda do Corvo e Lousã) a partir do próximo dia 16, mantendo-se a gratuitidade até ao final do ano. Desde 29 de Agosto que o sistema funciona entre a Portagem e a estação Vale das Flores, sendo agora alargado até Serpins.
Nas horas de ponta a frequência será de 5 minutos no troço urbano e de 7,5 minutos entre as horas de ponta. Para Miranda do Corvo o intervalo de passagem será de 10 minutos nas horas de ponta e de 30 minutos nos restantes períodos. Finalmente a ligação a Serpins será de 15 minutos em períodos de ponta e de 30 minutos fora desse horário.
O Sistema de Mobilidade do Mondego conta com 35 autocarros articulados de piso rebaixado com cerca de 18 metros e capacidade para transportar 136 passageiros, incluindo com mobilidade reduzida.
A circulação faz-se em canal dedicado, com prioridade nas interseções e com paragem em estações para embarque e desembarque de passageiros.
A segunda fase do metrobus que se perspetiva estar concluída em 2027, a linha Serpins/Portagem será prolongada próximo à estação de Coimbra B, e será inaugurado o troço urbano até ao Hospital Pediátrico.
A partir de Janeiro quando a utilização for paga, haverá um passe combinado com os SMTUC: 30€ na área urbana e 40€ para toda a rede. Até ao final de 2026 será incluída a utilização dos autocarros do SIT Metropolitano e dos comboios urbanos da CP sem custos acrescidos. Os utilizadores dos SMTUC deverão solicitar novo cartão de passe até ao início do ano.

Sem comentários:
Enviar um comentário