12/06/2007

Notícia JN (12/06/2007) - Empréstimo de 100 milhões alivia dificuldades da STCP


A STCP (Sociedade de Transportes Colectivos do Porto) contraiu um empréstimo de 100 milhões de euros para fazer face às dificuldades financeiras que atravessa. O negócio - um empréstimo obrigacionista organizado pelo Millenium BCP Investimento - teve o aval do Governo. "A operação destina-se a financiar investimento estratégico e a assegurar as necessidades financeiras decorrentes do processo de reestruturação em curso", informa um comunicado emitido pela empresa.

"Desta forma, a STCP obteve financiamento adicional a longo prazo, ajustado ao perfil dos seus investimentos, em parte cobertos por apoios de curto prazo", acrescenta o mesmo documento.

O valor do empréstimo obrigacionista não chega a metade do passivo total da STCP, contabilizado em finais do ano passado. Em 31 de Dezembro de 2006, a empresa tinha uma dívida de 246,8 milhões de euros (sendo que 118 milhões diziam respeito a facturas de curto prazo).

Com o apoio financeiro do Estado a revelar-se escasso (além de ser entregue tardiamente) e uma acção judicial interposta pela Câmara do Porto a colocar em risco grande parte do património da empresa, a STCP enfrenta uma situação muito difícil, conforme alerta o relatório de auditoria às Contas do exercício de 2006.

Alerta para a situação

"A continuidade da sociedade pode estar dependente, respectivamente, do desfecho favorável do processo judicial que lhe foi movido pelo Município do Porto e da obtenção de resultados positivos no futuro e das medidas que vierem a ser adoptadas pelo Estado, na sua qualidade de accionista único", lê-se, no referido documento.O alerta para hipótese de encerramento da empresa vem sendo repetido, há anos, nos sucessivos relatórios e contas.

"A tendência de aumento do passivo da empresa e a deterioração dos capitais próprios têm dado origem à referência da situação de capital próprio negativo nas ênfases pelos revisores oficiais de contas desde o ano 2000", sublinhara, já, a STCP.

Mais tempo para pagar

O empréstimo obrigacionista agora assumido garante "equilíbrio à estrutura do passivo financeiro e maior estabilidade aos financiamentos de longo prazo" da empresa. Será uma forma de aliviar os constrangimentos de curto prazo, até porque a operação contratada com o Milleniumbcp estende-se por um período de 15 anos. A STCP fica com mais tempo para pagar.

"Após uma consulta ao mercado financeiro com o objectivo de encontrar a melhor proposta para a emissão de dívida, a STCP recebeu mais de uma dezena de propostas, o que demonstra a relação de confiança e a reputação da empresa junto das instituições financeiras", elucida o comunicado de ontem.

"Analisadas as soluções apresentadas pelas instituições financeiras, a escolha recaiu sobre a emissão de obrigações, pela menor carga fiscal a incidir sobre este tipo de empréstimo. A operação, cuja liderança está entregue ao Milleniumbcp Investimento, com a melhor proposta recebida, concretizou-se no dia 5", acrescenta a STCP.

www.jn.pt

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search