►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

11/04/2011

Empresas de transportes públicos podem vir a ser privatizadas

As empresas públicas de transportes podem vir a ser privatizadas a curto prazo.

Em causa está  o défice operacional de empresas públicas de transportes como STCP, Carris, metros, CP  e Refer cuja divida ascende a mais de 8% do PIB nacional.
Algumas destas empresas correm o risco de fechar por falta de financiamento. O Estado apenas cobre uma pequena percentagem dos custos operacionais. Estas, para assegurarem o serviço público têm-se financiado junto da banca, muitas vezes sem a República oferecer garantias. Agora, a banca começa a cortar o financiamento, as empresas têm de pagar a estes parte da dívida, e correm o risco de não terem dinheiro para pagar a funcionarios sequer.
Com o estado financeiro destas empresas, técnicamente falidas, o próximo Governo deverá reestruturar o sector entregando à gestão privada as empresas públicas de transportes, assumindo a divida das mesmas.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search