►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps ►Preço dos bilhetes ocasionais dos transportes públicos atualizados até 6,43%. ► Área Metropolitana do Porto: UNIR entrou em funcionamento a 1 de Dezembro. ► Preço dos passes dos transportes públicos não aumenta em 2024. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

07/09/2023

Transportes vão ser gratuitos até aos 23 anos

facebook.com/autocarrosBus

A partir de Janeiro de 2024 os transportes vão ser gratuitos para jovens até aos 23 anos.
A intenção foi hoje revelada pelo Primeiro-ministro António Costa, que transmitiu a intenção do Governo em fundir o passe 4_18 com o Sub23.

Até agora jovens estudantes maiores de 18 anos beneficiavam de um desconto de 65%  no preço do passe mensal se fossem beneficiários da Ação Social Escolar. Os restantes beneficiam de uma redução de 25%. Se a intenção do Governo for avante, a partir de Janeiro todas as crianças e jovens irão usufruir da gratuidade dos transportes públicos com idade até aos 23 anos, bastando adquirir a assinatura mensal com o perfil adequado.

Atualmente crianças e jovens até aos 12 anos têm passe gratuito para viajar nos transportes urbanos. Várias autarquias oferecem o passe para os transportes entre os 13 e os 18 anos a residentes e estudantes do respetivo concelho. O município de Lisboa implementou no ano passado passe gratuito até aos 23 anos a residentes e estudantes, tal como Cascais que já tem programa idêntico há cerca de 2 anos.
A partir de Janeiro de 2024 a medida será implementada em todo o país.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search