Entrou hoje em funcionamento o serviço "metrobus" de Vila Nova de Gaia entre a estação de metro de D. João II e a zona de Baiza (rua Condessa Paço Vitorino) ao longo da Estrada Nacional 222, relativo à 1ª fase de implantação do projeto.
O troço inaugurado no passado dia 14 de Julho será alargado futuramente os Arcos do Sardão e a rotunda de acesso à Rua 5 de Outubro (Avintes) para o qual já foram adjudicados estudos técnicos. Posteriormente, o objetivo será chegar à zona industrial de Avintes, a Crestuma e Lever.
De acordo com a autarquia gaiense, trata-se de um "sistema de transporte público baseado no uso de autocarros elétricos e/ou a hidrogénio com faixa de rodagem exclusiva, para evitar os congestionamentos do trânsito, com estações próprias, veículos novos e sistemas inteligentes de tráfego, num percurso integrado e flexível". A faixa de rodagem é partilhada com bicicletas e outros meios de mobilidade suave.
A frequência para já é de 10 minutos nas horas de ponta, e de 15 a 20 minutos nos restantes horários, assegurado pela MGC Transportes com mini autocarros alimentados a biodiesel. Em Novembro com o início da operação da rede Metropolitana de autocarros (UNIR), o serviço será assegurado pela Auto Viação Feirense com autocarros elétricos ou a hidrogénio.
Até ao final do ano o serviço é gratuito, passando a integrar o tarifário Andante a partir de Janeiro de 2024.
Sem comentários:
Enviar um comentário