►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps ►Preço dos bilhetes ocasionais dos transportes públicos atualizados até 6,43%. ► Área Metropolitana do Porto: UNIR entrou em funcionamento a 1 de Dezembro. ► Preço dos passes dos transportes públicos não aumenta em 2024. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

27/01/2024

Informação em tempo real nas paragens do Porto começa a ser testada

www.facebook.com/transportesonline
Os novos abrigos de paragem da cidade do Porto Começaram a ser instalados em Junho de 2022. O concurso para a concessão do mobiliário urbano na cidade, compreendia a substituição de velhos abrigos de paragem na cidade por 650 novas estruturas que vieram assegurar uma utilização mais inclusiva e equitativa por parte dos utilizadores de transportes públicos.

Até Março de 2023 decorreu a instalação em toda a cidade dos novos abrigos sob a responsabilidade da DreamMedia que ganhou o lote correspondente à area interior à Via de Cintura Interna (VCI), e da JCDecaux  que ganhou o lote correspondente à parte exterior da VCI. 
As novas estruturas são mais confortáveis, mais luminosas, e parte destes abrigos ainda permitem o carregamento de dispositivos eletrónicos por USB. 

www.facebook.com/transportesonline
Outra das características seria a implementação futura de um sistema de informação em tempo real com os tempos de passagem dos autocarros da STCP, que agora passa a estar disponível em fase de testes nas paragens da Praça D. João I (PRDJ), Praça Filipa de Lencastre (PRFL) e Campanhã (CMP2). Brevemente o sistema será alargado às paragens da Boavista - Casa da Música (BCM1), Fluvial (FLU2), Sea Life Castelo Do Queijo (CQ5), Hospital São João (Circ.) (HSJ9) e Universidade Católica (UC2). 

Trata-se de um projeto-piloto que disponibiliza nestas paragens um ecrã com tecnologia e-paper com a informação dos tempos de espera e de passagem dos autocarros da STCP, e de um mapa correspondente à rota de cada linha. Os portadores de deficiência visual podem obter informação sonora através de um botão disponível na lateral da paragem. 

Os utilizadores podem dar um feedback deste sistema fazendo a leitura do QR Code nestes ecrãs contribuindo para a melhoria do sistema, possibilitando o alargamento a todos os abrigos.

Até ao final do ano, a STCP quer alargar o sistema aos 650 abrigos existentes na cidade, deixando para uma fase posterior o alargamento aos restantes concelhos. 

Também até ao final do ano, no âmbito da implementação do novo Sistema de Apoio à Exploração (SAE), vai ser disponibilizada uma app e os horários em tempo real no Google Maps e noutras aplicações. 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search