A ligação rodoviária entre Viana do Castelo e o Porto vai ser retomada em breve.
Através de um acordo alcançado entre as Câmaras de Viana e do Porto, vai ser possível retomar a ligação entre as 2 cidades, garantindo aos utilizadores um desconto significativo no preço do passe.
O processo que envolve a Comunidade Intermunicipal do Alto Minho, entidade encubente de prosseguir com os trâmites processuais, vai permitir agilizar a retoma desta ligação através de um contrato de ajuste direto, ficando as Câmaras Municipais de Viana do Castelo e do Porto responsáveis pelo pagamento do défice operacional.
A lei impede a contratação ou o apoio à aquisição de bilhetes de serviços expressos com descontos, já que estes estão fora da alçada dos municípios ou comunidades intermunicipais por não se tratarem de transportes públicos urbanos, e atuarem num mercado concorrencial.
A solução agora apresentada, permitirá o transporte rápido entre as duas cidades por autoestrada, com duas ligações diárias em cada sentido, beneficiando cerca de 60 pessoas por dia.
Está ainda a ser estudada outra solução que passa pela utilização do passe ferroviário nacional que em breve será alargado a alguns troços do comboio intercidades. As autoridades estão a trabalhar em conjunto com a CP para definir os termos da utilização do serviço, constituindo mais uma alternativa aos passageiros das 2 cidades.
Sem comentários:
Enviar um comentário