►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

19/08/2009

Opinião: deveriam existir mais carreiras expresso


Ninguém gosta de esperar muito tempo por um meio de transporte. Ninguém gosta de perder muito tempo numa viagem. Para convecer alguém a deixar o seu carro em casa para usar o transporte público então, têm de existir alternativas que sejam fiáveis, económicas, rápidas e seguras.
O melhor meio de transporte é sem dúvida o ferroviário: seja o combóio, o metro, ou um sistema de eléctricos rápidos.
Em Lisboa a rede suburbana da CP é relativamente eficáz e abrangente. O Metro apesar de ser um excelente meio de transporte, tem ainda infelizmente, uma rede demasiado pequena para suprir as necessidades das populações, e não existe até ao momento um sistema de eléctricos rápidos.
Para quem precisa de atravessar a cidade como por exemplo, ir de Miraflores, ou do Restelo ao Oriente, resta-lhe apenas a alternativa autocarro.
Dada a extensão do percurso em carreiras como a 28 (Restelo/Portela), ou 750 (Algés/Est. Oriente), perde-se imenso tempo para chegar ao destino: não só pelos semáforos, ou eventuais filas de trânsito que possam existir, e que o transporte individual não pode escapar, mas sobretudo pelo imenso tempo que se perde nas paragens.
É incompreensivel que carreiras como a 28 e a 750 não tenham um serviço "Expresso" que permitisse únicamente servir as paragens mais importantes.
Mobilidade nos tempos que correm, é sinónimo de rapidez.

J.A.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search