►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

24/01/2018

TIP desenvolve primeira app intermodal entre regiões


www.transportes-online.info
A Transportes Intermodais do Porto (TIP) que gere a bilhética intermodal na região do Porto admite estar a estudar a criação de uma  app mobile que permita a utilização em 4 regiões com sistemas tarifários diversos.

Para além do sistema intermodal Andante utilizado na região do Porto, o projeto-piloto prevê a integração tarifára das empresas que operam nas Comunidades Intermunicipais de Aveiro, Cávado, Viseu Dão Lafões, e ainda sistemas de carsharing, bikesharing, park & ride e plataformas eletrónicas de transporte existentes nas 4 regiões. Na prática, a app permite utilizar os transportes das 4 regiões independentemente do sistema tarifário praticado, permitindo aos seus utilizadores um acesso simplificado aos transportes mesmo fora da zona ondeestão registados, sem preocupação em escolher a tarifa mais barata, já que a aplicação fará esta escolha de forma automática, e envia a fatura no final do mês para o cliente, tudo com recurso ao telemóvel.
É a primeira  vez que é desenvolvido um sistema que permita a utilização de diferentes sistemas de bilhética em diferentes regiões com um único sistema.


App Anda lançada em Abril

Recorde-se que em Abril, os TIP vão lançar oficiamente o ANDA, que permite pagar a viagem bastando aproximar o telemóvel a um validador à entrada do Metro, comboios, STCP, e operadores privados que integram o Andante. O utilizador descarrega a aplicação, faz o registo, e o sistema escolhe a melhor tarifa enviando no final do mês a fatura para casa, sem preocupações. Com a desmaretiarelização da bilhética, basta uma aplicação para viajar. Nesta matéria, dá-se um passo completamente inovador , porque passa a ser possível a utilização dos transportes públicos e a conta ser enviada no final do mês.
Inicialmente só equipamentos Android 5.0 e superior com sistema NFC permitem o uso da aplicação.

Lisboa testa sistema de pagamentos no final do mês

A este propósito também a região de Lisboa está a testar com um grupo fechado de utilizadores de transportes, um sistema que prevê a utilização dos diversos operadores de transporte, sendo que o custo da viagem, ou das viagens efetuadas ao longo do mês, é enviada por fatura aos utilizadores. Todavia, ao invés da aplicação ANDA que será lançada em Abril para os utilizadores dos transportes do Porto, em Lisboa continuará a ser necessária a utilização do cartão Lisboa Viva à semelhança do que já acontece atualmente.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search