Em fase de adjudicação estão 30 novas viaturas elétricas, a que se devem juntar até 2026 mais 24 autocarros articulados movidos a gás natural, 20 autocarros standard também a gás e 14 mini bus elétricos. Todas estas viaturas vão substituir autocarros a diesel atualmente em circulação e que contam com mais de 18 anos.
As novas viaturas elétricas vão permitir à Carris já em 2023, ter 50% da frota movida a energias mais eficientes, valor que deverá chegar aos 80% em 2026. Também no próximo ano, a empresa lisboeta espera receber os primeiros elétricos articulados para a carreira 15E.
Outro dos objetivos passa por melhorar a informação prestada ao público, ter mais corredores BUS para aumentar a velocidade comercial, desmaterializar o sistema de bilhética com a implementação de uma app para validação do título de transporte, e permitir o pagamento com cartões bancários contactless. Em 2023 vão ser ainda contratados mais de 100 tripulantes.
A partir de 2024 a Carris espera iniciar um projeto de renovação da rede em articulação com a expansão do metropolitano.
Sem comentários:
Enviar um comentário