14/12/2012

Linha de Cascais concessionada em 2013

A Linha de Cascais que liga a estação do Cais do Sodré em Lisboa a Cascais vai ser concessionada em 2013.

Tudo indica que a linha de Cascais vai ser concessionada em separado das restantes linhas da Unidade de Suburbanos da Grande Lisboa da CP, devido às suas especificações únicas em termos de eletrificação e material circulante.
A Linha de Cascais inaugurada em 1889, e que foi gerida por um privado (a Sociedade Estoril) entre 1918 e 1976 até à nacionalização pelo Estado. A Sociedade do Estoril ficou obrigada a modernizar a linha, tendo esta sido eletrificada a partir de 1926 e tornando-se na primeira linha portuguesa com locomotivas geridas a eletricidade.
O facto da linha ter sido concessionada e alvo de modernização, fez com que adquirisse especificidades únicas como corrente de 1500V em corrente contínua, ao contrario das restantes linhas modernizadas muito mais tarde. Assim, os comboios que circulam entre Lisboa e Cascais são de caracteristicas únicas, tornando impossível à CP colocar outro material circulante em uso noutras linhas. Pelo facto, os comboios em circulação já ultrapassaram em muito o tempo útil de vida.
Sem dinheiro para a modernização da linha, e da renovação dos comboios, o Governo prepara-se para concessionar a linha a um operador que garanta a modernização da infraestrutura e do material circulante, como aconteceu com a concessão à Sociedade Estoril em 1918.
A Linha de Cascais é a mais utilizada no conjunto das quatro linhas que compoêm a rede de suburbanos da Grande Lisboa.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search