07/12/2012

Metro do Porto faz 10 anos

O Metro do Porto faz hoje 10 anos.

O primeiro troço a ligar o Sr. de Matosinhos à Trindade num total de de 12 quilómetro e 18 estações, foi inaugurado a 7 de Dezembro de 2002. Desde essa altura a rede evoluiu para um total de 67 quilómetro e 81 estações distribuídas ao longo de 6 linhas, unindo 7 concelhos (Porto, Gaia, Matosinhos, Gondomar, Maia, Vila do Conde e Póvoa de Varzim).
O Metro transporta anualmente mais de 55 milhões de pessoas, sendo responsável por retirar cerca de 13 mil carros diariamente das estradas, e pela diminuição de cerca 60 mil toneladas de CO2 só no último ano.
O Metro do Porto disponibiliza 32 parques de estacionamento, construídos estratégicamente ao longo da rede, que se traduziram na implementação de um moderno e inovador sistema park&ride, até então inexistente em Portugal.
Sem descurar as pessoas de mobilidade reduzida, todas estações e veículos foram desenhados de modo a permitir um fácil acesso. Para invisuais, o Metro disponibiliza uma aplicação mobile para acesso às estações, máquinas de compra e de validação de títulos, veículos, e outros espaços.
A implementação do Metro não só revolucionou a mobilidade na Àrea Metropolitana do Porto, como contribuiu para a implementação de um novo sistema de bilhética, assente numa lógica multimodal com outros modos de transporte.

Para o futuro existem vários desafios, entre os quais a construção da segunda e terceira fase da rede, e a extensão à Trofa suspensas devido à crise financeira.
Hoje, o Metro está indubitavelmente associado à revolução da mobilidade urbana, sendo inconturnavelmente um fator indissociado às necessidades da população.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search