► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

08/08/2014

Governo lança concurso para subconcessão da STCP e Metro do Porto

facebook.com/transportesonline
autocarro da STCP
Saiu hoje em Diário da República a portaria que autoriza o lançamento da subconcessão para a exploração e manutenção da rede da STCP e Metro do Porto.

Recorde-se que no último dia 22 de Julho o governo aprovou em Conselho de Ministros os moldes para a subconcessão das empresas de transportes do Porto.
O concurso público obriga que o prestador que vier a deter a subconcessão se obriga a manter os os níveis de oferta atualmente existentes, ou que se venha a justificar, bem como apostar na renovação constante da frota dos autocarros da STCP. Para além disso, o tarifário terá de acompanhar a evolução da inflação.
O prazo para a exploração das redes da STCP e Metro que foram lançadas em separado, é de 8 anos perrogável por mais 2 caso sejam cumpridos os níveis fixados no concurso. No caso da STCP que está sob operação direta do Estado, será entregue de imediato ao operador que vier a ganhar o concurso. No caso do Metro do Porto que já é atualmente operado por um consórcio privado liderado pelo Grupo Barraqueiro, só a 1 de Janeiro de 2015 será entregue ao novo operador dado que a atual concessão termina apenas no final do ano.
De fora da concessão fica o serviço de elétricos composto atualmente por 3 linhas comerciais, mais o aluguer de veículos e Museu do Carro Elétrico.
Em Setembro será lançado nos mesmos moldes o concurso público internacional para a subconcessão da Carris, Metro de Lisboa, Transtejo, Soflusa e linha de Cascais.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search