►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps ►Preço dos bilhetes ocasionais dos transportes públicos atualizados até 6,43%. ► Área Metropolitana do Porto: UNIR entrou em funcionamento a 1 de Dezembro. ► Preço dos passes dos transportes públicos não aumenta em 2024. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

19/06/2015

Avanza vence concessão da Carris e Metro

youtube.com/ipsisnet
A Avanza, empresa espanhola detida pela mexicana ADO, venceu o concurso para subconcessão da Carris e Metropolitano de Lisboa para os próximos 8 anos.

A Avanza é líder no transporte rodoviário em Espanha, com mais de 1900 autocarros. Em Portugal, está presente em Vila Real com a concessão da Corgobus, e na Covilhã com a operação da Covibus. A Avanza ganhou a subconcessão para a operação da Carris e pelo Metro pelo valor de 1075 milhões de euros, dos quais 625 milhões para a operação da Carris, e 450 milhões para a operação e manutenção do Metropolitano. O critério de adjudicação era o de menor preço.
De acordo com o Caderno de Encargos, o subconcessionário é obrigado a comprar novos autocarros para a Carris, ou autocarros com menos de 6 anos, de forma a substituir as viaturas com mais de 16 anos que a Carris ainda tem em circulação. Por outro lado, a Avanza não poderá aumentar o preço dos bilhetes e passes, dado que o valor tarifário está indexado à inflação.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search