►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps ►Preço dos bilhetes ocasionais dos transportes públicos atualizados até 6,43%. ► Área Metropolitana do Porto: UNIR entrou em funcionamento a 1 de Dezembro. ► Preço dos passes dos transportes públicos não aumenta em 2024. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

26/12/2020

STCP e Câmara Municipal do Porto instalam beacons nas paragens

 A STCP e Câmara Municipal do Porto estão a instalar beacons nas paragens da cidade do Porto.

O que são beacons?
 
facebook.com/transportesonline
Beacons
são pequenos dispositivos eletrónicos de baixo consumo que emitem ondas de rádio de curto alcance, permitindo a localização, transmissão de informação e conteúdos para dispositivos compatíveis com bluetooth e NFC.

Que informação é possível obter?

facebook.com/transportesonlineAplicado à área dos transportes, é possível obter em tempo real numa determinada paragem e de forma automática o tempo de espera para a chegada de um autocarro ou elétrico sem necessidade de consulta ou envio de informação identificadora da paragem, dado que o dispositivo instalado automaticamente reconhece a posição e emite a informação para os equipamentos compatíveis.

facebook.com/transportesonlineNo caso da STCP, ao aproximar o telemóvel do beacon instalado na paragem, é aberta de forma automática uma página de internet com informação em tempo real da hora em que passam os autocarros naquele ponto, bem como os restantes horários planeados para aquele paragem durante o dia. Ao clicar numa linha em particular, é possível obter com detalhe informação sobre o percurso com o nome das paragens, código smsbus da paragem e visualizar num mapa todo o percurso do autocarro. Também se pode planear rotas em transporte público para um determinado horário, percursos a pé, de bicicleta ou de carro. Para além disso, é possível consultar avisos que incidam sobre uma determinada linha como por exemplo desvios de percurso por motivos de obras. Existem outras informações a explorar como pontos de interesse existentes na área.

É necessário instalar algum programa?
 
facebook.com/transportesonline
Não. Ao aproximar o telemóvel com tecnologia NFC do beacon, toda a informação sobre as linhas da STCP que servem aquela paragem aparecem de forma automática através de uma página de internet. Para telemóveis sem tecnologia NFC, é possível obter o mesmo detalhe de informação através do QR Code disponível na paragem e no beacon.

Onde foram instalados os beacons?

Os beacons estão a ser instalados em todas as paragens de autocarro da cidade do Porto servidas pela rede da STCP, dado que se trata de uma iniciativa da Câmara Municipal do Porto (por enquanto ficam de fora as paragens que servem a rede de elétricos).
 
facebook.com/transportesonline
Nos restantes concelhos servidos pela empresa não estão abrangidos. Todavia, continua a ser possível obter informação detalhada de todas as paragens e linhas no site, planeador de percursos e horários Itenerarium, app Move-me, QR Code existente nas paragens,
informação de cada linha e respetivo mapa da rede  saber os tempos de espera com o envio do código smsbus identificador de cada paragem, painéis eletrónicos, ou pela linha de apoio 226 158 158.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search