►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps ►Preço dos bilhetes ocasionais dos transportes públicos atualizados até 6,43%. ► Área Metropolitana do Porto: UNIR entrou em funcionamento a 1 de Dezembro. ► Preço dos passes dos transportes públicos não aumenta em 2024. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

14/04/2021

Novos autocarros da STCP já estão em circulação

facebook.com/transportesonline
A STCP colocou em circulação no passado mês de Março, 21 novos autocarros a gás natural comprimido (CNG) de um lote de 81 que deverão chegar até Outubro.

As novas viaturas destacam-se por terem um piso totalmente rebaixado (low-floor), que os torna mais baixos face aos modelos low- entry, ideal para a circulação em linhas que passam sob viadutos baixos. No total são 62 unidades desta tipologia, a que se juntam mais 19 de modelo low-entry iguais aos modelos já em circulação. Esta nova série de autocarros vêm equipados de origem com um monitor touch screen, instalado no tablier do motorista, e que permite a consulta de consumos, nível de óleo, água e outros sistemas do autocarro, e a visualização do espaço reservado à saída dos passageiros da porta traseira quando está aberta, substituindo o espelho interior traseiro.

O processo de renovação da STCP começou em 2017 com o lançamento de um Concurso Público Internacional para aquisição de 173 autocarros a gás natural comprimido e 15 autocarros elétricos. As primeiras viaturas chegaram em Abril de 2018 com a entrega da totalidade da encomenda de autocarros elétricos a ser concluída em Dezembro daquele ano, e os 173 autocarros CNG de tipologia low-entry a serem entregues de forma faseada até Dezembro de 2020 (35 em 2018, 60 em 2019 e 78 em 2020).
Já em 2019 foi lançado um novo Concurso para aquisição de 81 novos autocarros CNG (62 low-floor e 19 low-entry) e 5 autocarros elétricos com autonomia até 350 km's. Até Outubro entram ao serviço os restantes 60 autocarros movidos a Gás Natural Comprimido, 77% dos quais têm como característica diferenciadora ter o piso totalmente rebaixado, e os 5 autocarros elétricos.

No final do corrente ano, com a conclusão do processo de renovação da frota, o parque de viaturas da STCP será composto por 79% autocarros CNG, 5% eletricidade e 16% diesel.

De destacar que recentemente foi inaugurado o posto de abastecimento a gás 
da Estação de Recolha da Via Norte, a maior estação de L-CNG da Europa, em termos de capacidade (armazenagem de Gás Natural Liquefeito e Gaseificação).

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search