01/06/2021

Cascais apresenta autocarro a hidrogénio

facebook.com/transportesonline
foto: C.M. Cascais
A Câmara Municipal de Cascais apresentou hoje o primeiro de 2 veículos movidos a hidrogénio que vão reforçar a frota da MobiCascais em breve.

São autocarros a hidrogénio produzidos pela Caetanobus, 100% fabricados em Portugal, e que vão circular na rede de transportes do concelho nas linhas do Guincho e Pisão, tornando-se Cascais o primeiro município do país com este tipo de autocarros a circular de forma permanente. Os 2 autocarros que farão os circuitos escolhidos especificamente por incorporarem o Parque Nacional Sintra-Cascais, deverão percorrer cerca de 250 km's/dia. 

Brevemente será construído no município o primeiro posto de abastecimento a hidrogénio do país, que servirá não só para abastecer os autocarros a hidrogénio bem como outras viaturas de entidades públicas e privadas movidas por este tipo de energia. Os dois autocarros tiveram um custo para autarquia em cerca de 1 milhão de euros.

Apesar de Cascais no quadro nacional ser o primeiro cliente da Caetanobus a adquirir autocarros a hidrogénio, o fabricante português conta no portefólio com vários clientes internacionais, entre os quais se destaca a TMB de Barcelona. O H2.City Gold apresenta várias características inovadoras a pensar na segurança e conforto do motorista e passageiros. Para além, de uma autonomia de cerca de 400 km's graças à pilha de combustível desenvolvida pela Toyota, tem uma capacidade de transporte de 94 passageiros, com sistema de videovigilância, camara traseira e substituição de espelhos retrovisores tradicionais por sistemas de ajuda à condução como o Mobileye's Shield Plus para evitar colisões com peões e ciclistas. 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search