►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps ►Preço dos bilhetes ocasionais dos transportes públicos atualizados até 6,43%. ► Área Metropolitana do Porto: UNIR entrou em funcionamento a 1 de Dezembro. ► Preço dos passes dos transportes públicos não aumenta em 2024. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

13/05/2022

Desfile de carros elétricos regressa à marginal do Porto

facebook.com/transportesonline
"Carro Americano" puxado por cavalos
Realiza-se no próximo domingo dia 15, o Desfile de Carros Elétricos da STCP, que nos últimos 2 anos esteve suspenso devido à pandemia.

A edição deste ano comemora os 150 anos da inauguração oficial da primeira linha de transporte público urbano, pelo sistema "americano" instalada em Portugal, com o início da exploração do transporte coletivo na cidade do Porto e de Matosinhos pela empresa "Companhia Carril Americano do Porto à Foz e Matosinhos", que mais tarde deu origem à STCP.

A recriação da primeira viagem 150 anos depois será mais curta (entre a Alfândega e o Museu do Carro Eléctrico).

Os elétricos históricos do acervo do Museu do Carro Eléctrico da STCP vão partir do Infante pelas 15h30, juntando-se na Alfândega, ao "americano" para um percurso que fará uma paragem no Museu do Carro Eléctrico às 16h, para que os participantes assistam à encenação da parte final da viagem inaugural, ocorrida em Matosinhos no ano de 1872. A animação será da responsabilidade do Rancho Folclórico do Porto que irá presentear os convivas com o Canto do Hino de D. Luís e com a Cantiga do americano, além de atores a representar personagens de época.

Pelas 16h30, o Desfile prossegue viagem até ao Passeio Alegre, seguindo o carro "americano" na frente do cortejo composto por 14 carros elétricos históricos.

O Desfile regressa do Passeio Alegre para o Infante, retomando de seguida os carros elétricos históricos o seu posicionamento habitual na exposição permanente do Museu do Carro Eléctrico.

Os bilhetes do Desfile têm o preço de €8,00 para adultos e de €5,00 para crianças entre os 5 e os 12 anos, podendo ser adquiridos no Museu do Carro Eléctrico ou nos elétricos que integram o desfile, junto do guarda-freio.

Nesta tarde de festa será gratuita a visita ao Museu do Carro Eléctrico. A circulação das linhas 1 e 18 termina pelas 13:45h.


Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search