► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

10/05/2008

Carris alarga videovigilância

A frota da Carris já está totalmente equipada com sistema de videovigilância. Entre autocarros, ascensores, elevador e eléctricos, são 800 os veículos que contam com um novo dispositivo se segurança para passageiros, motoristas e guarda-freios. Cerca de metade dos equipamentos - nos anos de 2000 e 2001 - tinha já sido equipada com um sistema que permite gravar imagens, mas o processo que envolveu os restantes veículos - e que terminou em Março passado - permite transmissão de imagens em tempo real.

A transportadora esclarece, no entanto, que esta transmissão apenas acontecerá se houver uma situação real de emergência. Nessa altura, o sistema é accionado, permitindo aos operadores localizar o veículo de onde partiu o pedido de socorro e avaliar a situação. Caso seja necessário, a Polícia será alertada. As imagens captadas são encriptadas, só podendo ser vistas por operadores autorizados e no centro de controlo da empresa.

Os utentes da Carris vão ser informados das câmaras através de outdoors com a frase "Sorria/Viaje com a Carris" e com a indicação, em todas as carreiras, da existência do novo sistema. Um investimento na ordem do 2,6 milhões de euros, para dissuadir actos de delinquência e vandalismo.

Embora, como esclarece o presidente da empresa, Silva Rodrigues, a Carris não tenha registo de problemas graves no interior dos veículos. "Nem com passageiros, nem com motoristas ou guarda-freios. A vandalização e grafitagem de bancos e cadeiras é quase residual e também são raros os casos de quebra de vidros".

Noutro âmbito, a partir de Setembro, a frota conta com 20 novos autocarros articulados, com rampas de acesso automático (para utentes de mobilidade reduzida), que será accionado pelo motorista. Na mesma altura, entrarão ao serviço dois novos veículos para serviço porta-a-porta.

Apesar de saber que o número total dos veículos que asseguram este serviço - seis - não chega para as necessidades, Silva Rodrigues lamenta não poder adquirir mais, já que representaria um custo demasiado alto para a transportadora suportar sozinha. Para tentar contornar estas limitações orçamentais, a empresa procura parceiros que ajudem nesta acção.

Na próxima semana, a Carris vai receber um prémio relativo à sua certificação ambiental.

in: www.jn.pt secção "País" de 10 Mai/08

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search