►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

17/05/2008

Tram-Train em Setembro

Os novos veículos da Metro do Porto (tram-train), com mais lugares e mais rápidos, vão começar a circular em Setembro, quando entrarem em vigor os horários de Inverno do serviço. "A conclusão do primeiro veículo da nova frota está prevista para o final do mês de Julho, iniciando-se, então, um período de entregas mensais até estarem na posse da Metro do Porto a totalidade dos 30 Flexity Swift encomendados", refere a empresa, lembrando que as composições estão a ser produzidas na fábrica da Bombardier em Viena (Áustria).

"A definição do modelo de operação dos tram-train está actualmente em estudo", explica, contudo, a Metro do Porto. Apesar de poderem circular em toda a rede, os novos veículos foram encomendados sobretudo para as linhas mais longas, designadamente a da Póvoa e da Trofa (ainda incompleta).

A aquisição das 30 composições (incluindo a respectiva manutenção durante cinco anos) representa um investimento de 115 milhões de euros. A tecnologia dos novos veículos permite recuperar parte da energia usada na frenagem. "Esta energia é devolvida à rede, podendo, assim, ser usada por outros veículos", refere a Metro. "Prevê-se que do total de energia consumida, 30% possa ser recuperada", acrescenta.

No próximo dia 26, será inaugurada a 70ª estação da rede da Metro do Porto. Trata-se da plataforma de João II, na Avenida da República, junto ao cruzamento com a Avenida de Vasco da Gama (EN222), em Gaia. Só em finais de Julho a estação terá abrigo para os passageiros.

A Linha Amarela, que tem o outro terminal no Hospital de S. João, no Porto, fica, então, com oito quilómetros, ganhando mais 715 metros. A estação de João II fica na mesma zona (S8) do sistema intermodal andante - a mesma das restantes estações de Gaia - o que significa que a sua utilização não implica qualquer custo adicional para os passageiros, sublinha a Metro.

A empresa destaca, ainda, que a ligação entre o S. João e a estação de João II demorará 23 minutos, um tempo "claramente imbatível face a qualquer outro modo de transporte.

in: www.jn.pt secção "Porto" de 17 mai/08

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search