►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

07/10/2011

Fusão Carris e STCP com os Metros

O Governo vai avançar com a fusão da Carris com o Metro de Lisboa e da STCP com o Metro do Porto.

Perante os deputados da Comissão de Obras Públicas, o ministro da Economia Álvaro Santos Pereira anunciou que o Governo avançará em breve com a fusão das empresas públicas rodoviárias de Lisboa e Porto, Carris e STCP respectivamente, com as empresas de metro das duas cidades, dando origem à Empresa de Transportes de Lisboa, e Empresa de Transportes do Porto. À Refer cabe o desenvolvimento e manutenção das linhas de metro.
Em Lisboa em resultado da fusão do Metropolitano com a Carris serão criados títulos tarifários comuns a ambos os serviços. No Porto não haverá alterações dos títulos de transporte dado que, os títulos do Metro já são válidos na STCP, CP e algumas linhas de empresas privadas.
O ministro anunciou também a fusão da Transtejo e da Soflusa numa nova empresa denominada Transtejo.
Para além disso, o ministro salientou também que não haverá novo aumento dos transportes este ano.
Outras novidades anunciadas, é o adiamento da construção do novo aeroporto de Lisboa, e a aposta do Governo em linhas férrias em velocidade elevada  em vez alta velocidade, ou seja comboios a circularem a 250 km's/hora. A aposta do país neste sector, passa pelo transporte de mercadorias em bitola europeia dos portos nacionais até Madrid com ligação ao resto da Europa.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search