►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

22/10/2014

Lisboa e Porto reclamam gestão dos transportes

youtube.com/ipsisnet
autocarro da Carris
As Câmaras de Lisboa e Porto exigem ao governo a gestão das empresas de transportes. Num encontro promovido ontem na cidade do Porto entre Rui Moreira e António Costa, presidentes respetivamente das Câmaras Municipais de Porto e Lisboa, declararam que a gestão das redes de transportes e nomeadamente do metro e autocarros, deva estar sob alçada das respetivas autarquias.
A autarquia portuense pretende gerir a rede da STCP juntamente com outras autarquias servidas pela operadora, e em parceria com outros operadores privados já existentes na região. Já no que concerne ao Metro do Porto, no entender do executivo portuense, dever-se-á manter o atual modelo de concessão. Já António Costa reclama a gestão da Carris e Metro mostrando que as receitas obtidas com estacionamento e publicidade devam ser canalizadas para financiar a operação das empresas.
Recorde-se que decorre o concurso público para a concessão da STCP e Metro do Porto sendo que, no caso do Metro do Porto que já é concessionado, o atual contrato termina a 31 de Dezembro. Em Lisboa deverá ser lançado nos próximos dias o concurso para a subconcessão da Carris e Metro, que deverá seguir o da Transtejo e Soflusa e da linha de Cascais da CP.
No entender dos autarcas de Lisboa e Porto, consubstanciando-se na lei, cabe aos municípios gerir as redes de transportes pelo que, os atuis trâmites para a concessão a privados não atende à responsabilidade dos respetivos municípios.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search