► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

27/06/2016

Porto vai ter bilhete virtual para pagar os transportes

www.transportes-online.info
imagem e design: transportes online
O Porto vai desmaterializar o título de transporte Andante, tornando-o num bilhete virtual sem necessidade dos clientes andarem com cartões na carteira.

O plano que está a ser desenvolvido com o apoio do Ministério do Ambiente, vai tornar a região do Porto, a primeira a nível nacional, em que não será necessário andar com bilhetes de transportes na carteira para utilizar os transportes públicos. A ideia passa por desenvolver uma aplicação para smartphone, que deteta quando o passageiro entra e sai dos transportes, sendo que a conta é enviada à posteriori para casa.
O Andante foi introduzido em 2002 com a abertura ao público da rede de metro, tornando-se na altura numa referência a nível mundial por se traduzir num suporte sem necessidade de introduzir o tradicional bilhete numa máquina para validar, bastando apenas aproximar o cartão, sendo que o sistema faz uma leitura imediata e envia os dados para a central. O Andante é uma tarifário intermodal tanto de assinatura, como de títulos ocasionais, que permite ao utilizador com um único cartão e título de transporte viajar em diferentes operadores sem necessidade de adquirir um bilhete cada vez que muda de transporte. Agora os transportes do Porto preparam uma nova revolução, apoiando-se nas mais recentes tecnologias, para aproximar e facilitar o uso dos transportes públicos: depois dos primeiros bilhetes de banda magnética nos autocarros em meados dos anos 90, da informação a bordo dos autocarros sobre "próxima paragem" em finais da década de 90, da tecnologia sem contacto e dos bilhetes intermodais em finais de 2002, da rede internet wireless gratuita nos autocarros da STCP, para além de outras práticas introduzidas quer na STCP como no Metro, está a ser preparado o pagamento por telemóvel.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search