►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

02/06/2017

Governo avança com sistema “metrobus” para o ramal ferroviário da Lousã

O governo anunciou hoje a construção de um sistema de autocarros de grande capacidade em via dedicada,
denominado de “metrobus”, para o Sistema de Mobilidade do Mondego, que previa a construção de um sistema metropolitano ligeiro no antigo ramal ferroviário da Lousã encerrado em 2010, para servir os concelhos de Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo.
O projecto de metro ligeiro que nunca saiu do papel é agora substituído por um sistema de autocarros de grande capacidade, que circulará em via própria e prioridade nos cruzamentos tal como o sistema de metro.
De acordo com o governo, o sistema terá um custo de 89,5 milhões de euros, um terço do custo projectado para a construção do metropolitano, e com uma duração de construção prevista de três anos e meio.
Está prevista a aquisição de 43 veículos movidos a electricidade, dos quais 30 terão capacidade para 55 lugares sentados, e que circularão no troço suburbano Serpins-Coimbra  B com ligação à Baixa da Cidade e Hospitais. Fora da cidade será feita em via única. Já no percurso urbano os veículos terão capacidade para 130 lugares sentados e circularão em via dupla.
foto: Transportes em Revista

Vai ser desativado o percurso ferroviário entre a estação de Coimbra B e a estação de Coimbra na baixa da cidade, sendo substituído pelo “metrobus”.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search