► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

26/12/2017

STCP passa para a gestão dos municípios a 2 de Janeiro

facebook.com/transportesonline
A gestão municipal da STCP será uma realidade a partir do próximo dia 2 de Janeiro, exatamente um ano após proposta aprovada pelo governo.

Quando a 2 de Janeiro deste ano o governo aprovou a entrega da gestão da STCP aos municípios do Porto, Gaia, Matosinhos, Maia, Gondomar e Valongo, era expectável que a transferência de gestão pudesse ocorrer cerca de um mês depois. Porém, era necessário a aprovação por parte do Tribunal de Contas, mas a decisão deste organismo só aconteceu em Março, e não foi conclusiva. O Tribunal de Contas exigiu mais informação sobre o processo, e só a 21 de Agosto deu o seu aval. Até agora elaborou-se todos os procedimentos burocráticos para a passagem da gestão. No dia 2 de Janeiro será empossada o novo Conselho de Administração liderado por Paulo Azevedo, uma escolha da autarquia do Porto a quem caberá nomear o presidente, e de 2 administradores executivos e outros 2 não executivos escolhidos pelos restantes municípios onde opera a STCP.A Estado, que continuará acionista único, cabe nomear o administrador financeiro.
As autarquias deverão gerir a STCP por um período de 7 anos, até assumirem a propriedade da empresa.

Rui Moreira quer descontos iguais aos de Lisboa

O presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira, quer descontos iguais aos que são praticados em Lisboa com o passe Navegante Urbano. Recorde-se que a 1 de Fevereiro quando o capital da Carris passou para o município lisboeta, os reformados com baixos rendimentos passaram a beneficiar um desconto de 60% na aquisição da assinatura mensal do passe Navegante Urbano que permite viajar na Carris, Metro e nos percursos urbanos da CP. Também as crianças até aos 12 anos estão isentas de pagamento.
Rui Moreira irá questionar o governo quem está a suportar financeiramente o desconto aplicado, para que o mesmo seja aplicado na Área Metropolitana do Porto.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search