01/10/2018

Porto vai ter Metrobus na Avenida Fernão de Magalhães

A Câmara Municipal do Porto anunciou a construção de um sistema de Metrobus a ligar o Campo 24 de Agosto e a Praça Francisco Sá Carneiro percorrendo toda a Avenida Fernão de Magalhães.

Tal como a Transportes Online anunciou em 9/02/2017, a Câmara irá assumir a construção deste modo de transporte que tal como o metro de superfície, circula num corredor próprio e terá prioridade nos semáforos. A implementação do Metrobus insere-se num programa de beneficiação daquela avenida, que terá um prazo de execução de 540 dias e cujas obras começam já esta semana.
Não se sabe se a linha de Metrobus será integrada na STCP, ou funcionará de forma autónoma, mas terá como tarifário o Andante. Sabe-se que a autarquia quer implementar mais linhas de Metrobus na cidade, mas ainda não há calendário definido.

Veja aqui o anúncio da medida!

O que é um sistema de Metrobus?


O Metrobus é um modo de transporte à superfície que circula em canal próprio, separado do restante tráfego, cujos veículos e assemelham a um elétrico moderno, ou a um metro de superfície, mas em modo autocarro. Tem prioridade nos semáforos, ou seja, sempre que se aproxima de um cruzamento, tal como o metro ligeiro, os semáforos dão automaticamente prioridade à circulação do Metrobus. Os veículos são de grande capacidade, normalmente articulados ou bi-articulados que permitem o transporte de um número elevado de passageiros. 

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search