►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

09/02/2017

Câmara do Porto estuda solução "metrobus"

facebook.com/transportesonline
Linha 1 transportes de Lille
A Câmara do Porto está a estudar a implementação de uma solução "metrobus" na cidade.

Depois de ser conhecida esta semana, a decisão de avançar com o prolongamento da linha amarela do Metro até Vila D'Este, e da nova linha rosa, a Câmara do Porto que em conjunto com outras autarquias do Grande Porto, se prepara para gerir em breve a STCP, dá a conhecer os planos para serem criados "modos suaves" de transporte, que complementem a rede de metro. Em cima da mesa está a criação de "metrobus", que já existe em várias cidades mundiais.
O que é então o "metrobus"? Trata-se de um modo de transporte à superfície, operado por autocarros de dimensão tradicional, ou concebido para situações especificas, que circulam em via própria, com prioridade sobre o restante tráfego nos cruzamentos, dado que os próprios veículos acionam os semáforos, tal como acontece com o metro de superfície, de modo a manterem uma velocidade comercial elevada. Os próprios veículos são desenhados de forma a transportarem um número elevado de passageiros, sendo que garantem grandes distâncias, e com uma frequência de passagem alta.
O objetivo da Câmara Portuense, passa por criar este corredor de "metrobus" entre o Campo Alegre e a Praça da Galiza, passando pela Faculdade de Letras, de modo a ligar à futura estação da linha G de metro da Praça da Galiza, que abrirá em 2021. Neste eixo, chegou a estar projetada uma linha de metro, que ligaria S. Bento a Matosinhos, passando pela Praça da Galiza, Faculdade de Letras, Campo Alegre e Parque da Cidade. Esta linha por enquanto fica no papel, pelo que a solução "metrubus" poderia colmatar as necessidades de mobilidade no eixo Faculdade de Letras/Praça da Galiza, com ligação à restante rede de metro.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search