► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

07/02/2017

Metro do Porto decide hoje extensão a Vila d'Este e construção da nova linha G

facebook.com/transportesonline
O Metro do Porto vai aprovar hoje a expansão da linha D à Urbanização de Vila d'Este em Vila Nova de Gaia, e a construção de uma nova linha entre a Casa da Música e S. Bento.

A extensão da atual linha D (amarela) à Urbanização de Vila d'Este fazia parte da primeira fase de construção da rede. Trata-se da construção de 3,2 km's a partir de Santo Ovídio, e implica a construção de 3 novas estações (Manuel Leão, Hospital Santos Silva e Vila d'Este), e a construção de um novo viaduto de cerca 600 metros, e de um túnel com aproximadamente 800 metros.
A obra orçada em cerca de 106 milhões de euros irá servir o Hospital Santos Silva.

Linha G entre Casa da Música e S. Bento

O Metro do Porto irá construir a 7ª linha da rede entre a Casa da Música e a Estação de São Bento. Designada por linha G (Rosa), terá uma extensão de 2,7 km's totalmente subterrâneos, e prevê a construção de uma segunda estação na Casa da Música, que terá acesso pedonal à atual estação da Casa da Música, prevendo-se o mesmo em São Bento. Para além destas estações, será construída ainda uma nova estação na Praça da Galiza e outra junto do Hospital de Santo António, num investimento global aproximado de 181 milhões de euros.

O alargamento da rede trará 30 mil novos clientes por dia ao Metro, ou seja, um acréscimo de 12 milhões de passageiros anuais. O défice de exploração (diferença entre custos e receitas) será positivo.
Qualquer decisão terá de ter ainda o aval do governo, e dependerá da conclusão dos estudos de impacto ambiental. Se tudo correr dentro dos prazos previstos, até ao final do primeiro semestre de 2018 será lançado o concurso público internacional, e para 2019 iniciam-se as obras. Em 2021 quer a extensão a Vila d'Este, quer a linha G estarão operacionais.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search