► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

30/01/2019

Lançado Lisboa Viva pós pago

facebook.com/transportesonline

Foi ontem lançada o "Viva Go", uma modalidade pós paga do Lisboa Viva que permite viajar e pagar depois.

Por agora vai estar disponível em 7 operadores (Carris, Metro de Lisboa, CP, Transtejo, Soflusa, Fertagus e Metro Sul do Tejo) e permite a quem é titular de um cartão Lisboa Viva associar uma conta bancária. Para isso basta inserir um cartão bancário numa caixa multibanco da SIBS ou ATM Express, escolher a opção Pagamentos e Outros Serviços - Transportes - Viva Go, e autorizar a operação. Depois basta retirar o cartão bancário e inserir o cartão Lisboa Viva para finalizar a operação. A partir daqui, não é necessário recarregar o cartão para viajar nestes operadores. O valor do bilhete é descontado na conta bancária associada.

Esta modalidade é dirigida sobretudo a quem viaja ocasionalmente, e permite a coexistência com outros títulos mensais ou ocasionais recarregados no cartão. O "Viva Go" funcionará sempre como alternativa quando se viaja para uma zona para o qual não existe contrato tarifário válido. Por exemplo, alguém que tenha uma assinatura para a cidade de Lisboa, mas precisa de se deslocar para uma zona para o qual não tem título válido, dentro da cidade de Lisboa o sistema de forma automática valida o passe, e só se viajar para uma zona fora da validade do passe, é que vai ativar o "Viva Go" e irá descontar à conta bancária associada.

Para os representantes da OTLIS (agrupamento de empresas que gere a bilhética da região de Lisboa) é apenas o começo de uma nova etapa que visa desburocratizar e evitar filas para a aquisição de bilhete. No futuro, prevê-se o alargamento a outros operadores.

Para Miguel Gaspar, vereador da Mobilidade da Câmara de Lisboa, pretende que futuramente a validação de títulos de transporte passe a ser feita por uma aplicação mobile à semelhança do que acontece no Porto com a aplicação Anda, em que basta aproximar o telemóvel de um validador e app através de um algoritmo inteligente associa a tarifa mais vantajosa com base no percurso, e o respetivo valor é descontado à conta sem necessidade de usar cartão de transporte nas viagens.

Saiba mais aqui!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search