03/04/2019

Carris lançou concurso para aquisição de 15 elétricos

facebook.com/transportesonline
imagem: CML
A Câmara Municipal de Lisboa lançou um concurso público internacional para fornecimento de 15 elétricos modernos para servir a carreira 15.

Há 25 anos que a Carris não comprava nenhum elétrico. Com o aumento da procura, sobretudo por parte dos turistas, os 10 elétricos articulados que atualmente servem exclusivamente a carreira 15 entre Algés e a Praça da Figueira tem-se mostrado insuficiente para responder à procura. A Carris tem resolvido com a colocação  de autocarros a fazer o serviço de elétricos. Por outro lado, a introdução de novos elétricos vai permitir o regresso à Cruz-Quebrada junto da zona do Jamor e a extensão a Santa Apolónia.
Numa fase posterior, o "15" vai chegar ao Parque das Nações, estando já em estudo um possível alargamento a Sacavém.
Outro plano que já está em fase avançada de estudo entre as Câmaras de Lisboa e de Oeiras será a construção de uma linha na zona ocidental aproveitando um futuro alargamento da linha vermelha de metro entre São Sebastião e Alcântara, em que o elétrico funcionaria como um metro de superfície a partir de Alcântara passando pelo Pólo Universitário da Ajuda, Hospital São Francisco Xavier, Miraflores, Linda-a-Velha até ao Jamor unindo ao elétrico 15.

Os novos veículos terão cerca de 28,5 metros de cumprimento, maiores que os atuais, e vão custar cerca de 45 milhões de euros, prevendo-se que a primeira unidade chegue em 2021, com um ritmo de entrega de 1 a 2 por mês a partir dessa data.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search