►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

08/04/2019

Lisboa vai adoptar modelo usado no Porto para pagar transportes com o telemóvel

facebook.com/transportesonline
infografia: Transportes Online
Dentro de 2 anos vai ser possível pagar/validar nos transportes de Lisboa com o telemóvel.

Trata-se da segunda grande "revolução" dos transportes da região de Lisboa depois da implantação do passe único. A validação da viagem em qualquer operador de transporte da região de Lisboa vai ser uma realidade até ao final 2020 e pretende seguir o modelo já existente no Porto com a aplicação "Anda" em que basta aproximar o telemóvel do validador a bordo dos autocarros ou nos cais das estações de metro e comboios.
A validação por telemóvel não substitui os tradicionais cartões contactless. Trata-se sim, de um meio complementar de validação, e vai permitir validar tanto títulos ocasionais como assinaturas mensais. Para além disso, serão integrados modos suaves como a utilização de bicicletas da rede "Gira", trotinetes e estacionamento.
Para a implementação deste sistema está prevista a alocação de cerca de 21 milhões de euros para a adaptação do sistema de bilhética, mas também para instalar um sistema que permita saber em tempo real a chegada dos autocarros a uma determinada paragem, e saber por exemplo, se o mesmo vai cheio.

Para entendermos o modo de funcionamento, vamos dar como exemplo o modelo utilizado na região do Porto


Anda que numa fase inicial apenas está disponível para telemóveis com sistema operativo Android 5.0 ou superior, e com tecnologia NFC e Bluetooth, permite sem conhecer as regras tarifárias do Andante, optimizar as viagens com a garantia do menos custo possível. Para isso, basta criar uma conta e associar um cartão de crédito ou débito, e pagar no final do mês todas as viagens realizadas, seja para clientes regulares, ou um simples utilizador ocasional. 

A aplicação vem deste modo desmaterializar os títulos de transporte suportados por cartão contactless, podendo qualquer pessoa viajar nos transportes sem necessidade de bilhete, bastando abrir a aplicação para iniciar a viagem e pagar depois. O Anda guarda todos os trajetos, e a qualquer altura é possível consultar o valor já gasto, com a garantia do menor custo possível.

*Andante é um tarifário intermodal do Grande Porto, cujo preço depende apenas do trajeto a efetuar e não do número de transportes que utiliza e do número de embarques que efetua. Está disponível tanto em tarifários ocasionais, como de assinatura. Apenas um título de transporte, e um só preço para viajar em todos operadores aderentes.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search