►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

26/02/2010

Barraqueiro e Metro do Porto assinaram contrato

A Metro do Porto e o consórcio Via Porto, liderado pelo Grupo Barraqueiro, assinaram hoje o contrato que regula a subconcessão da exploração e manutenção do Sistema de Metropolitano Ligeiro da Área Metropolitana do Porto nos próximos cinco anos. “Com o novo contrato, a Metro do Porto assegura uma redução dos custos directos da operação superior a 23 milhões de euros/ano, mantendo todas as condições de segurança, competência e eficácia na operação da sua rede” revela a empresa do Metro do Porto em comunicado. Recorde-se que a assinatura do contrato ainda não tinha sido realizada devido à providência cautelar interposta pela Transdev, anterior responsável pela concessão e principal derrotada no concurso, no Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto e que suspendeu todo o processo. Esta providência cautelar foi também contestada pela Metro do Porto que ficou a aguardar a decisão final do Tribunal, decisão essa que foi favorável permitindo assim a assinatura do contrato. Segundo a Metro do Porto “a solução de concurso internacional promovida e lançada pela Metro do Porto e a dinâmica de concorrência no mercado que daí resultou, permite agora à empresa obter uma poupança directa na ordem dos 40 por cento, com evidentes benefícios para o Estado Português e salvaguardando a boa gestão dos recursos públicos”.
O contrato celebrado entre a Metro do Porto e a ViaPorto entra em vigor no dia 1 de Abril do corrente, iniciando-se desde já o período de transição do actual para o novo operador, que será acompanhado a par e passo pelos técnicos da Metro do Porto, garantindo o regular funcionamento da rede de Metro. De referir que o consórcio Via Porto é formado pelo Grupo Barraqueiro, Arriva Portugal, Keolis e Manvia, empresa do grupo Mota-Engil.

in: www.transportesemrevista.com de 26 Fev/10

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search