►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

16/12/2010

Lisboa com táxis para pessoas com mobilidade reduzida

A Câmara Municipal de Lisboa atribuiu 50 novas licenças para táxis adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida, na sequência de um concurso público promovido pela autarquia. O concurso foi lançado há mais de um ano (em Setembro de 2009), mas uma providência cautelar interposta por um profissional do ramo atrasou o processo. O autor da acção alegava que os novos táxis iriam fazer concorrência aos veículos já em circulação.


Os novos táxis adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida vão estar equipados com plataformas de embarque, cintos de segurança adaptados, dispositivos para fixação de cadeiras de rodas ou uma porta com ângulo de abertura superior. Os primeiros veículos deverão começar a circular no primeiro semestre de 2011. Os referidos táxis não estão afectos exclusivamente ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida, podendo transportar clientes sem dificuldades de mobilidade.

O concurso para atribuição das licenças para pessoas com mobilidade reduzida contou com 148 participantes. Os taxistas contemplados têm de licenciar os veículos até Maio de 2011, que se virão juntar aos 3.400 já em circulação na capital. O facto dos táxis poderem transportar passageiros sem dificuldades de mobilidade é fortemente contestada pela ANTRAL (Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros), que defende um sistema de obrigatoriedade para transporte de pessoas com mobilidade reduzida. Caso contrário, servirão apenas para “fazer concorrência” aos táxis já em circulação, segundo afirmou o presidente daquela associação, Florêncio de Almeida”, ao jornal “Público”.
 
in: http://www.transportesemrevista.com/ de 16 Dez/10

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search