18/12/2010

Linhas ferroviárias encerradas exploradas por privados

As linhas ferroviárias que vierem a ser encerradas, ao abrigo da Lei de Bases do Sistema de Transportes Terrestres, poderão vir a ser exploradas por privados. A possibilidade foi admitida pelo ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça, afirmou que “outros agentes, económicos privados, associações de municípios, entre outros, podem encontrar soluções que podem revelar-se ajustadas e adequadas para continuar a prestar qualquer tipo de serviço”.


A Lei de Bases do Sistema de Transportes Terrestres prevê o encerramento de linhas, troços de linhas e ramais, cujos tráfegos actuais e potenciais não atingem valores mínimos social e economicamente justificativos da manutenção do serviço público ferroviário e quando as necessidades de transporte público podem ser satisfeitas, em condições mais económicas para a colectividade, por outros meios. Para o efeito, a Refer irá efectuar e apresentar um estudo de avaliação global da rede ferroviária que deverá ser entregue ao Governo até final do primeiro trimestre de 2011.

De acordo com o jornal “Público”, a CP poderá suprimir alguns serviços regionais com baixa procura em 2011 para cumprir o objectivo de redução de 15 por cento nos custos operacionais. Entre as ligações que poderão vir a encerrar encontram-se as seguintes: Torre das Vargens – Beirã (65 km), Abrantes – Elvas (129 km), Beja – Funcheira (62 km), Emersinde – Leça (11 km), Setil – Coruche (32 km), Pinhal Novo – Beja (138 km) e Casa Branca – Évora (16 km). O diário recorda que no primeiro mandato do actual Governo já foram encerrados 144 quilómetros de linhas, o que elevará para um total de 597 quilómetros que ficarão sem serviços regionais.

Em 2009, o serviço regional da CP apresentou um prejuízo de 56,6 milhões de euros, que se deveu essencialmente às linhas do interior, onde, muitas vezes, as automotoras circulam com menos de dez passageiros.
 
in: http://www.transportesemrevista.com/ de 17 Dez/10

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search