►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

02/08/2011

Mais de 500 títulos de transporte em Lisboa vão desaparecer

Os mais de 500 títulos de transporte da Região de Lisboa vão desaparecer. A garantia foi dada pelo ministro da Economia Álvaro Santos Pereira, que tutela o sector dos transportes.

O ministro garantiu que nos próximos meses haverá uma reestruturação no sector dos transportes, e uma reestruturação tarifária das empresas, dando como exemplo os mais de 500 títulos de transporte existentes na Região de Lisboa, que se revela pouco eficiente.
Sabe-se que as empresas estatais de transportes têm uma divida histórica acumulada de cerca 17 mil milhões de euros. O Governo quer estruturar o sector, assumir a divida como divida pública, e concessionar serviços aos privados. A reestruturação passa por cortar nos desperdícios, cortar em cargos dirigentes, rescisões amigáveis, e simplificação da estrutura das empresas entre as quais, a do sistema tarifário.
A reestruturação do sistema tarifário passa por simplificar as modalidades e zonamentos de títulos, criando títulos multimodais e universais, com menos zonas, e eliminando grande parte dos títulos monomodais e combinados existentes, um pouco à semelhança da estrutura tarifária do Porto em que por exemplo, não existem títulos próprios do Metro, e os títulos existentes com alguma excepções, são válidos na maior parte dos operadores.

O ministro assumiu ainda, que em Janeiro haverá uma nova subida do preço dos bilhetes. Estima-se que esse aumento ronde os 2,8%. Entretanto, dentro duas semanas será apresentado  novo tarifário social para as famílias de menores rendimentos, que não sejam capazes de sopurtar o aumento médio de 15% que se verificou no inicio deste mês.

1 comentário:

Anónimo disse...

Já não era sem tempo porque os passes aí são ridículos .
Deviam adoptar o sistema inglês que divide a cidade por zonas , e os utentes compram as zonas que precisam. E com o mesmo passe podem andar em todos os transportes , sem custos adicionais .
Sempre que vou aí de ferias deparo-me com esse problema .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search