A Área Metropolitana de Lisboa poderá vir a adoptar um novo modelo tarifário ainda este ano.
autocarro da Rodoviária de Lisboa |
A Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa anunciou que está a elaborar um estudo a apresentar brevemente para a aplicação de um novo modelo tarifário.
Em cima da mesa estão três modelos já estudados há vários anos, que poderá revolucionar todo o sistema tarifário, e repartição das receitas entre os vários operadores intervenientes. Em primeiro lugar, a redefinição das coroas, podendo ser alargado a outras áreas de forma a cobrir todo o perímetro da Área Metropolitana. Em segundo, um modelo próximo do que já existe no Porto há vários anos, em que se criam múltiplas zonas e os clientes compram apenas as zonas que necessitam podendo usar todas as operadoras existentes nas zonas adquiridas. Este modelo tem a vantagem de apenas pagar pelas zonas que o cliente realmente utiliza. Em terceiro lugar, está um sistema misto de coroas e micro-zonas.
O estudo vai ser apresentado ao Governo e aos operadores de transporte, sendo intenção da Autoridade Metropolitana de Transportes adoptar o modelo ainda este ano.
Sem comentários:
Enviar um comentário