► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

23/01/2013

Opinião: Viajar sem pagar na Carris


transportes online
A Carris: empresa pública de transportes de Lisboa. Desde 2004, quando foi implementado de forma integral a bilhética sem contacto para um mais rigoroso conhecimento da procura por parte da empresa, que na verdade, tem havido quem "fuja" à responsabilidade de validar o titulo de transporte, e em muitos casos uma verdadeira "borla" daqueles que tentam fugir ao controlo com total complacencia por parte dos motoristas da empresa, e da própria empresa que não inculta na organização a responsabilidade de não permitir a entrada a passageiros sem titulo de transporte correctamente validado.
É verdade, que é difícil controlar centenas e centenas de passageiros nos transportes todos os dias. Mas também é verdade, que essa dificuldade se deve ao facto dos passageiros não serem "obrigados" a validar sempre o seu titulo de transporte, e desta forma tentarem a borla. Se tal acontecesse, mesmo que difícil no inicio, em pouco tempo criava-se a ideia no passageiro que validar é obrigatório, e o difícil tornava-se fácil.
São milhares e milhares sem qualquer exagero, que dias após dias, semanas após semanas, no total do ano não são contabilizados no apuramento final do número de passageiros transportados por parte da Carris. É um verdadeiro abuso!
Fraudes, existem em toda a parte: na Carris, existe sobretudo por culpa da própria empresa.
Certo será, que um dia que a Carris esteja nas mãos de privados a filosofia será outra. Esperemos que seja para breve!

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search