►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

15/05/2007

É urgente implementar a intermodalidade em Lisboa


Na região de Lisboa existem mais de uma dezena de operadores de transporte. Em cada um deles existem vários títulos, para além dos passes combinados e intermodais, totalizando mais de quatrocentos títulos de transporte entre bilhetes ocasionais, passes e assinaturas.
Algumas empresas já instalaram, ou encontram-se em fase de adopção do sistema de bilhética sem contacto, indispensável a uma redistribuição equitativa das receitas entre os diferentes operadores, que futuramente estarão integrados num novo módulo de bilhética, um modo inteligente e prático, capaz de criar soluções resposdendo às necessidades da população da área de Lisboa num único titulo de transporte de rápida e fácil utilização que há muito a tutela dos transportes e os operadores prometem.
Segundo este modelo suportado no cartão "Lisboa Viva" que será comum a todos os transportadores, o cliente carregará o seu titulo com um determinado valor monetário, que ao ser validado de acordo com o número de zonas que utilizar será descontado o referido valor da viagem, muito à semelhança do saldo de um cartão de telemóvel que vai descontando cada chamada efectuada.
Este processo trará grandes vantagens aos passageiros de transportes públicos da grande Lisboa, já que que os utentes terão liberdade absoluta na utilização das diferentes empresas de transporte, planeando com maior liberdade a sua viagem, sem grandes limitações, pois o titulo usado é igual para todos.
O sistema de bilhética a implementar ainda em algumas empresas assegurará a repartição das receitas em proporcionalidade com o número de validações registadas em cada operador.

J.A.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search