► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

06/03/2008

Já foi escolhido novo presidente da Metro do Porto

O Governo escolheu Ricardo Fonseca, presidente da Administração dos Portos do Douro e Leixões (APDL), para liderar o novo Conselho de Administração da Metro do Porto.

Segundo apurou o JN, o Executivo de José Sócrates optou por indicar aquele administrador em função dos bons resultados que a APDL tem conseguido. Ricardo Fonseca será, por isso, o nome proposto aos autarcas e à assembleia geral da Metro, do próximo dia 25, que também servirá para aprovar as contas do ano passado e alterar os estatutos. Aliás, nas deslocações ao distrito, os responsáveis do Governo não têm poupado elogios à gestão da APDL. Para a presidência desta sociedade, poderá subir o vereador socialista Matos Fernandes, que já é vogal da administração.

Da parte da Junta Metropolitana do Porto (JMP) é mantida a reserva, com o líder Rui Rio a não comentar nomes, após ter insistido junto do Governo, e num apelo específico ao ministro das Obras Públicas, Mário Lino, para que os futuros administradores da Metro fossem todos consensualizados, incluindo aqueles que são indicados pelos autarcas. Este será, segundo fontes do Governo, o caso de Ricardo Fonseca.

No que toca ao modelo de gestão, ficou decidido, no acordo assinado por ambas as partes, que o Conselho de Administração é composto por sete membros, dos quais três são executivos, incluindo o presidente. Este "é indicado pelo accionista Estado, que ouvirá a JMP no sentido de procurar uma solução de consenso", lê-se no memorando de entendimento, entretanto formalizado, que dá maioria do capital ao Governo. Os dois vogais executivos são indicados pelo Estado e, dos quatro restantes, um é indicado pelo Governo e três pelos autarcas.

O que ficou previsto em termos de calendário foi que a implementação da nova estrutura coincidiria com o início do próximo mandato dos órgãos sociais, durante o primeiro trimestre deste ano. Para trás, ficam nomes como o de Álvaro Costa, para liderar a Metro, que entretanto se demarcou, e de Paulo Pinho e Rio Fernandes para administradores.

in: www.jn.pt secção Porto de 6 Mar/08

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search