► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

27/10/2009

Carris lança movimento “Menos Um Carro”

A Carris lançou hoje um movimento de sensibilização para a utilização do transporte público. Denominado “Menos Um Carro”, o movimento tem como objectivo despertar a consciência cívica e a responsabilidade ambiental de todos. Da mesma forma, apresenta o transporte público como a escolha racional, quer em termos económicos, como de tempo, bem-estar, ambiente e qualidade de vida. Em causa está a tentativa de contrariar a entrada em Lisboa de cerca de 400 mil carros todos os dias.
«É inquestionável que a utilização de transportes públicos é a opção maioritariamente mais racional» revela Silva Rodrigues, presidente do Conselho de Administração da Carris, explicando que um dos grandes objectivos do movimento «é fazer chegar essa informação às pessoas, conseguindo eliminar preconceitos e levando-as a mudar comportamentos e a perceber as vantagens de utilizar o transporte público».
No site www.menosumcarro.pt é possível encontrar diversas informações e argumentos, sendo ainda possível deixar testemunhos, questões, sugestões ou calcular o ‘índice de mobilidade sustentável’, uma ferramenta desenvolvida pela Universidade Católica que avalia o comportamento de cada pessoa em termos de mobilidade. Este resultado pode depois ser transferido para uma rede social como o Facebook ou o Twitter, onde se pretende alargar a discussão do tema. «Estamos a recolocar na agenda a discussão do Transporte Público», revela Silva Rodrigues.
Para além da Universidade Católica, o movimento lançado pela Carris tem ainda como parceiros a Polícia de Segurança Pública, Direcção-Geral de Saúde, Quercus, Agência Portuguesa do Ambiente, Instituto Português da Juventude, Associação Salvador, Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal e a Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta.

in: www.transportesemrevista.com de 27 de Out/09

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search