►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

07/10/2009

Títulos de transporte disponíveis no telemóvel

A OTLIS - Operadores de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa, a Optimus, TMN e Vodafone e a Oberthur Technologies estão a testar a utilização do telemóvel enquanto suporte para os títulos de transportes públicos de Lisboa.
A solução assenta na tecnologia NFC, comunicação sem fios de curto alcance, e pressupõe que os clientes possam comprar e carregar o título de transporte no próprio telemóvel num posto de venda do operador de transporte. O título fica guardado num cartão SIM, evitando-se assim que se o telemóvel não tiver bateria o utilizador não possa aceder ao transporte público.
Nesta primeira fase o projecto está a ser testado por um grupo pré-seleccionado de participantes no Metropolitano de Lisboa. O acesso ao metro é feito através da passagem do telemóvel pelo validador ou porta de acesso ao cais de embarque, já utilizado para a leitura dos cartões Lisboa Viva e Viva Viagem.
“Numa fase mais avançada, o teste será alargado a outros operadores de transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa, designadamente a Carris, CP e Transtejo/Soflusa”, revela o comunicado oficial. Adicionalmente “será também possível efectuar os carregamentos de títulos no próprio telemóvel (eliminando a necessidade de deslocação ao ponto de venda ou a uma caixa multibanco), numa área específica disponível através da Internet Móvel. O objectivo deste projecto é disponibilizar comercialmente o serviço ao público em geral”.

in: www.transportesemrevista.com de 7 Out/09

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search