► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

25/02/2011

Porto tem maior frota de táxis inteligentes da Europa

A rede de 500 táxis do Porto desenvolvida ao abrigo do projecto Drive-In, do Programa Carnegie Mellon – Portugal constitui a maior frota de teste de redes veiculares da Europa, refere a primeira “newsletter” do projecto europeu de Coordenação do Fórum da Internet do Futuro.


O projecto Drive-In conta com a participação de investigadores das universidades do Porto e de Aveiro, do Laboratório Associado Instituto de Telecomunicações e das empresas NDrive e Geolink, e também do IMTT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres e a cooperativa RadiTaxis.

O Drive-In explora a interacção entre a navegação em tempo real e as aplicações das comunicações sem fio, correlacionadas com os padrões de tráfego rodoviário. O objectivo é conseguir que o fluxo de informação seja estável e eficiente.

Os táxis da cooperativa RadiTaxi receberam protótipos que ajudarão os investigadores a reunir e a testar informação para melhoria da segurança e uma maior eficiência nas redes de transporte. Os sensores instalados nos veículos funcionam como “scanner urbano”, fornecendo informação em tempo real sobre o “metabolismo” da cidade, incluindo as condições do pavimento, a concentração de certos químicos no ar, níveis de ruído e outras variáveis que afectam a qualidade de vida.

Os automóveis e os autocarros irão estar em comunicação, podendo fornecer informações uns aos outros, e também às autoridades, sobre acidentes ou perigos na estrada.
 
in: http://www.transportesemrevista.com/ de 23 Fev/11

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search