- 8 de novembro, 09:30 – 23:00;
- 9 e 10 de novembro: 07:30 – 23:00;
- 11 de novembro: 07:30 – 15:00.
- 11 de novembro: 16h – 20h
A jornada de greve incide a todo o horário de funcionamento das linhas dos TUB, SMTUC e TCB. Pelo que, se prevêem constrangimentos na circulação de autocarros nestas cidades.
Não há serviços mínimos decretados. Pelo que, se aconselha a consulta prévia dos tempos de espera através das aplicações oficiais e nos painéis instalados nas paragens quando possível.
Durante 5 meses o troço entre o Marco de Canaveses no distrito do Porto e o Peso da Régua no distrito de Vila Real vai estar interrompido para obras de beneficiação, reforço estrutural e o rebaixamento da plataforma ferroviária nos seis túneis existentes.
A intervenção contempla ainda a eletrificação integral do troço, com cerca de 47 quilómetros, a instalação do sistema de retorno de corrente de tração, terras e proteções (RCT+TP), a execução de trabalhos acessórios para garantir as condições de eletrificação e a melhoria das condições de operação nas estações.
Ao longo deste período estão garantidos transportes rodoviários alternativos.
Consulte aqui os horários e locais das paragens!
Área 3
As mudanças visam melhorar a oferta nas ligações metropolitanas, em particular nos corredores com maior procura e nas ligações entre os concelhos da Margem Sul e Lisboa.
Serão implementados 15 reforços de horário, ajustes de percurso e a introdução de novas paragens em vários serviços que operam na região, com especial atenção às necessidades de circulação nos fins de semana e reforços ao serviço noturno. As alterações incluem reforços nas carreiras locais que ligam estações e terminais fluviais.
Linhas 3004, 3113, 3118, 3201, 3209, 3112, 3527, 3541, 3544, 3548 e 3711 terão horários adicionais e reforços horários a partir de 1 de novembro, incluindo noites e fins de semana para melhorar a conectividade dos polos residenciais com os terminais.
Área 1
Na área 1, serão renumeradas 4 linhas expresso:
A partir do dia 3 (2ª feira), as linhas 1103, 1107, 1209, 1522, 1604, 1607, 1612, 1615, 1618, 1619, 1620, 1623, 1632, 1635, 1701, 1714, 1715 e 1733, terão reforço de horários aos dias úteis.
Após quatro meses de operação promovida pela Transportes Metropolitanos do Porto (TMP) para aferir a viabilidade económica e financeira da operação, chega ao fim no próximo domingo dia 26.
Ao longo de destes quatro meses, o serviço transportou cerca de 22 mil pessoas, o que na perspetiva da TMP representa um sucesso.
Cabe agora aos novos executivos municipais do Porto e de Vila Nova de Gaia, com base na procura registada, decidir sobre o futuro da travessia fluvial ancorado no relatório de avaliação técnico-financeiro a elaborar pela TMP.
Há um pré-aviso de greve apresentado por sindicatos representativo dos trabalhadores da Administração Regional e Local, e também dos trabalhadores do setor do Estado, que poderá afetar a oferta regular de transportes dos Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) nesta 5ª e 6ª feira.
autocarros ao serviço
dos SMTUC
Também para 6ª feira a oferta regular de autocarros dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB) e Transportes de Braga (TUB) poderá ser afetada em virtude da greve dos trabalhadores da Administração Local e Regional.
A jornada de greve incide a todo o horário de funcionamento das linhas dos SMTUC, TCB e TUB. Pelo que, se prevêem constrangimentos na circulação de autocarros nestas cidades.
Não há serviços mínimos decretados. Pelo que, se aconselha a consulta prévia dos tempos de espera através das aplicações oficiais e nos painéis instalados nas paragens quando possível.
A jornada de greve incide a todo o horário de funcionamento das linhas dos SMTUC, TCB, STUB, autocarros da Nazaré e TUB. Pelo que, se prevêem constrangimentos na circulação de autocarros nestas cidades.
Não há serviços mínimos decretados. Pelo que, se aconselha a consulta prévia dos tempos de espera através das aplicações oficiais e nos painéis instalados nas paragens quando possível.
Com este alargamento, os passageiros passam a dispor de mais horários e maior frequência de serviço, garantindo melhores ligações entre zonas habitacionais, escolas, comércio e serviços públicos.
As novas linhas incluem ainda a oferta de transporte em avenidas com pouca cobertura, respondendo a uma reivindicação da população.
A UNIR sublinha que este reforço representa um passo importante para aproximar os cidadãos de transportes públicos mais acessíveis, sustentáveis e ajustados às necessidades do dia a dia.
Por enquanto, os QR Codes estão a ser instalados nos terminais da Asprela, Pólo Universitário e Hospital de São João.
Progressivamente será alargado a todas as paragens nos 17 municípios servidos pelos autocarros da UNIR.
Simultaneamente, foi disponibilizado um novo site onde é possível obter os horários planeados de qualquer linha a partir de uma determinada paragem. O site Q.Horas apresenta informação de todas as linhas da UNIR, bastando escrever o código da paragem, nome da rua ou localidade para obter toda a informação, como horários, espinha da linha percursos e ligações com outras linhas servidas pela mesma paragem.
A partir do Google Maps é possível planear rotas em toda a Área Metropolitana do Porto com informação horária e percursos de todas as linhas.
O próximo passo da TMP passará por disponibilizar informação em tempo real das linhas da UNIR que poderão ser consultados a partir do site, de uma app ainda a ser disponibilizada e de plataformas como Google Maps, Moovit e outras.
A partir do próximo mês, a linha 20 da Feirense que liga o Porto a Castelo de Paiva passa a dispor de validadores Andante, o que permite a utilização do passe combinado Andante + CIM Tâmega e Sousa nesta ligação.
É mais um passe para reafirmar a intermodalidade da utilização dos transportes públicos nas duas regiões, com poupança significativa para os seus utilizadores.
Os horários são os seguintes:
A reabertura desta última fase de obras, toda a extensão da Linha da Beira Alta estará a funcionar completamente renovada nos 190 quilómetros, garantindo mais conforto, segurança e fiabilidade.
Todas as passagens de nível foram suprimidas, e as estações foram reabilitadas com obras nas plataformas, salas de espera, bilheteiras, sanitários e mudança da sinalética.
Também este domingo entra em funcionamento um troço de 3,2 quilómetros na Mealhada que conecta diretamente a Linha da Beira Alta à Linha do Norte.
Consulte aqui os horários da Linha da Beira Alta!
De acordo com os sindicatos representativos dos trabalhadores, a paralisação será repetida no próximo dia 29, 2ª feira.
A nova linha 99 vai funcionar de 2ª a 6ª feira entre a Av. Central e Santa Lucrécia.
O objetivo dos TUB passa por aproximar as zonas mais periféricas do concelho à zona central proporcionando melhores ligações e melhor oferta.
Pode consultar o percurso e os horários aqui!
A iniciativa insere-se nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade que promove a utilização e a acessibilidade dos transportes públicos, a que se associam 6 municípios da CIM do Cávado.
Os utilizadores ocasionais poderão usufruir destas viagens nos concelhos de Amares, Barcelos, Braga, Esposende, Terras de Bouro e Vila Verde.
Enquanto se espera pelo início da operação da primeira fase entre a Rotunda da Boavista e a Praça do Império, as obras da segunda fase arrancam com um ano de atraso.
O projeto da segunda fase foi alterado de forma a manter mais árvores na avenida. Até à Anémoma são adicionadas as estações "Antunes Guimarães", "Garcia de Orta", "Nevogilde", "Castelo do Queijo" e "Praça Cidade Salvador".
Viajar em toda a rede dos TUB vai custar apenas 1€, válido para uma viagem de ida e volta, em qualquer linha da rede durante a Semana Europeia da Mobilidade.
Durante este período, a Câmara de Braga vai encerrar algumas artérias onde se realizarão várias atividades relacionadas com esta comemoração.
![]() |
| antigo trólei dos SMTUC |
A jornada de greve incide a todo o horário de funcionamento das linhas dos SMTUC, TCB e TUB. Pelo que, se prevêem constrangimentos na circulação de autocarros nestas cidades.
Não há serviços mínimos decretados. Pelo que, se aconselha a consulta prévia dos tempos de espera através das aplicações oficiais e nos painéis instalados nas paragens.
Estas linhas estavam desviadas desde 2021 devido aos trabalhos de construção da linha Rosa do Metro do Porto. Com os trabalhos nos Aliados praticamente terminados, estas linhas voltam a descer pelos Clérigos quatro anos depois.
A linha 200 desce os Clérigos e sobe os Aliados até à Trindade, subindo para o Bolhão pelo Jornal de Notícias. As linhas 208 e 501 fazem término nos Aliados logo a seguir ao MacDonalds. Na ida sobem pelos Aliados e pela Trindade seguindo o percurso normal.
As linhas 305 e 801 descem os Clérigos, sobem os Aliados e viram para a Rua Formosa seguindo o percurso normal. A 703 sobe pelos Aliados até à Trindade seguindo o percurso normal.
Também esta semana passada a linha 905 retornou ao percurso normal depois do acesso de Santo Ovídio para a autoestrada ter sido reaberto. Logo a seguir ao Jardim Soares dos Reis, a 905 sobe até à rotunda de Santo Ovídio, seguindo o percurso normal para a Alameda do Cedro, deixando de circular pela Av. da República. O percurso da volta mantém-se normal.
A carreira 51E funciona diariamente entre as 7h e as 21:30h, no seguinte percurso:
Relativamente ao Ascensor da Bica, a Carris recomenda como alternativa a carreira 22B (Circulação Cais do Sodré / Príncipe Real).
A informação foi avançada pela Câmara Municipal que indica que cerca de 70 autocarros da Vianorbus que operam no concelho passam a disponibilizar internet grátis a bordo.
Tratam-se dos primeiros autocarros da rede UNIR equipados com WiFi a oferecer de forma gratuita internet aos seus passageiros.
A rede UNIR opera cerca de 680 autocarros na Área Metropolitana do Porto dividida em 5 lotes concessionados a cinco operadores privados, em operação desde Dezembro de 2023.
A "Noite Branca de Gondomar" está de volta este Sábado 6 de Setembro, e contará com um reforço de autocarros da UNIR e da STCP.
O projeto do Metro do Mondego sofreu várias alterações e suspensões ao longo de 30 anos. Estava previsto ser implementado um metro ligeiro a ligar Coimbra, Lousã e Miranda do Corvo, mas foi construído um sistema de BRT (metrobus) que agora começa a funcionar de forma preliminar entre a Portagem e Vale das Flores, em Coimbra.
Está abertura parcial será utilizada para ajustar detalhes técnicos e dar a conhecer o serviço às populações.
São 10 estações (Portagem, Parque, Colégios, Arregaça, Norton de Matos, São José, Solum, Fernando Namora, Casa Branca e Vale das Flores) que abrem oficialmente à população a partir das 10h desta 6ª feira e vai extender-se até às 18h. A partir de sábado o sistema funciona entre as 8h e as 20h de forma gratuita até à entrada em funcionamento da totalidade da linha prevista para o final do ano.
Nesta fase o serviço vai funcionar com intervalos de 15 minutos. O sistema é operado por autocarros articulados com 18,75 metros. A distância média das estações no troço urbano é de 490 metros.
Todas as circulações com início em Fânzeres (F), Estádio do Dragão (A, B, E, F) e Campanhã (C) têm término na Sra. da Hora. As viagens com início no Sr. de Matosinhos (A) terminam na estação Vasco da Gama. Já as ligações com origem na Póvoa de Varzim (B) e ISMAI (C) terminam na estação Fonte do Cuco.
O Metro garante um serviço de substituição com autocarros da STCP próximo às estações da Sra. da Hora, Vasco da Gama e Fonte do Cuco. Os títulos de transporte devem ser validados no interior destas estações.
Os novos abrigos de paragem da cidade do Porto começaram a ser instalados em Junho de 2022. O concurso para a concessão do mobiliário urbano na cidade, compreendia a substituição de velhos abrigos de paragem na cidade por 650 novas estruturas que vieram assegurar uma utilização mais inclusiva e equitativa por parte dos utilizadores de transportes públicos.
Após duas décadas com operação da Transdev, a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra dá as boas vindas a um novo operador de transportes. O SIT Metropolitano, ou Sistema Intermunicipal de Transportes da Região de Coimbra, começa hoje a operar com uma nova rede de autocarros com uma imagem única, autocarros novos e amigos do ambiente, acessíveis a pessoas de mobilidade reduzida, e equipados com ar condicionado e wifi. Os horários e percursos podem ser consultados em tempo real no site e na app.
Até 31 de Agosto deverá solicitar a alteração do cartão de transporte, tendo um custo de 6€.
Haverá também uma rede de transportes a pedido para as zonas de baixa densidade populacional, com tarifas que vão dos 1,05€ aos 4,60€ por viagem. Basta ligar o 800200201 e agendar o transporte.
A Busway vai operar uma rede com 240 autocarros e 270 linhas em 18 concelhos da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra e as ligações à cidade de Coimbra onde os SMTUC mantêm a operação.
Há um passe valido em toda a rede SIT, que no futuro incluirá os autocarros dos SMTUC e do Sistema de Mobilidade do Mondego.
Conheça aqui os horários, tarifas e transporte a pedido!
A Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra é composta pelos municípios de Arganil, Cantanhede, Coimbra, Condeixa-a-Nova, Figueira da Foz, Góis, Lousã, Mealhada, Mira, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Mortágua, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penacova, Penela, Soure, Tábua, Vila Nova de Poiares.
Exemplo são as linhas 1624 com o percurso Cascais (Terminal) - Portela de Sintra (Estação Norte), 1633 com o percurso Ericeira (Terminal) - Portela de Sintra (Estação Norte), a 2727 que liga a Estação Oriente a Loures via Unhos, a 2769 Lisboa (Campo Grande) - Santo António dos Cavaleiros via Cidade Nova, a 3001 que liga Almada (Cristo Rei) a Cacilhas (Terminal) e a 3701 entre Almada (Hospital Particular) e Algés (Terminal).
A TML, que gere a rede da Carris Metropolitana, refere que esta opção de pagamento vai ser introduzida de forma faseada em todas as áreas e linhas.
Com a opção do pagamento de bordo com cartões bancários, também a opção de pagamento através de aplicações móveis instaladas no smartphone e smartwatch passam a ser válidas.
O MTS é o quarto operador da região de Lisboa a utilizar esta solução de pagamento, depois da Fertagus (2022), o Metro de Lisboa (2023) e da Carris (2024).
O MTS permite igualmente a aquisição de título de transporte por MB Way, bastando para o efeito scanear o QR Code numa das estações.
Os horários de "Agosto" estarão em vigor de 28 de Julho a 29 de Agosto inclusive. A partir de 1 de Setembro entra entram em vigor horários de "Férias escolares/Verão" até à entrada do horário "Normal" a 8 de Setembro.
Durante este período mantém-se os reforços das linhas para as praias aos fins-de-semana, enquanto que as linhas 200 e 203 mantêm o prolongamento à Praça Cidade Salvador (anémona).
Tal como a STCP, também o Metro do Porto está a operar com horários de Verão.
Para consultar a tabela de horários na paragem deverá selecionar "Dias Úteis Agosto".
A nova linha 1621 liga de uma forma rápida e direta o terminal de Cascais, passando pelo CascaiShopping até à entrada norte da Portela de Sintra.
A primeira partida do terminal de Cascais realiza-se às 7:25h e a última às 19:15h. Já no sentido contrário, a primeira partida da Portela de Sintra ocorre às 6:55h e a última às 18:45h.
![]() |
A TML alerta para o facto dos jovens que têm mais que um cartão associado ao NIF para se deslocarem a um espaço Navegante de forma a regularizar a situação.
Em causa estão as obras da linha Rubi (H) do Metro do Porto na estação das Devesas, que obriga à construção de uma passagem inferior naquela estação. Desta forma, o Metro do Porto vai garantir um serviço alternativo aos passageiros do comboio durante a noite e fins-de-semana, de modo a minimizar os impactos causados por estas obras.
Aos fins-de-semana até 10 de Agosto, o condicionamento registar-se no período entre as 23:50h e as 7:50h. Voltando-se a repetir no período de 20 a 28 de Setembro.
Nos fins-de-semana de 17 a 31 de Agosto, vem como de 5 de Outubro a 2 de Dezembro decorrem obras entre as 22h e as 10h.
Aos dias úteis de 11 de Agosto a 25 de Setembro, incluindo o feriado de 15 de Agosto, bem como o período de 26 de Novembro a 12 de Dezembro, incluindo os feriados de dia 1 e dia 8, o condicionamento abrange o período horário das 23h às 5h.
O serviço de transporte alternativo tem paragens junto às seguintes estações ferroviárias: Porto-São Bento, Porto-Campanhã, General Torres, Gaia-Devesas, Coimbrões, Madalena, Valadares, Francelos, Miramar, Aguda, Granja, Espinho, Ovar e Aveiro.
![]() |
| imagem: STCP |
Entre as 21:30h e as 0:30h o serviço alternativo funciona com uma frequência de 7 minutos, passando a 10 minutos a partir das 0:30h, e com todas as viagens a servirem as estações encerradas.
O Festival Marés Vivas vai realizar-se entre os dias 18 e 20 de Julho no Parque de Campismo da Madalena, em Vila Nova de Gaia.
A partir da estação de metro D. João II deverá utilizar as linhas de autocarros 9003 (Areinho - Gaia Shopping) ou 9005 (João de Deus metro - Av. de Francelos) da rede UNIR e sair na paragem Cerro".
Para que possa saber quando chega o seu autocarro, antes ou depois de ir para a paragem, consulte os horários da STCP em tempo real:
O serviço tinha sido interrompido em Março devido à queda de uma catenária causada pela tempestade Martinho.
São 11 quilómetros em cerca de 45 minutos, numa viagem recheada de natureza e uma paisagem única que passa por locais como Galamares, Colares, Ribeira de Sintra e Banzão.
O elétrico parte de Sintra às 10h20, 14h e 16h durante a semana, e às 12h10, 15h e 17h aos sábados e domingos. A partir da Praia das Maçãs, o horário muda para as 11h15, 15h e 17h à semana, e às 13h05, 16h e 18h ao fim-de-semana.
O bilhete para adultos custa 5€, 2,5€ se for residente junior e sénior do concelho, sendo gratuito para crianças com idade inferior a 6 anos.
A STCP vai garantir um reforço das linhas 200, 203, 205, 500, 501, 502 e 1M. Para além destas linhas, haverá um Vaivém gratuito entre a Casa da Música e o Parque da Cidade disponível no sábado entre as 9:30h e as 2h, e no domingo das 9h as 24h.
O Vaivém terá uma frequência de 25 minutos até às 19h e de 12 minutos a partir dessa hora.