► Grande Porto: já é possível carregar títulos Andante com o telemóvel através da aplicação Anda. ►STCP: novas linhas 404 e 2M. Alterações de percurso nas linhas 300, 301, 9M e 13M. ► Carris disponibiliza app CARRISWay para carregamento de títulos Navegante no telemóvel. ►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

28/12/2011

Vimeca introduz bilhética sem contacto

A partir de Janeiro é obrigatório validar electronicamente todos os títulos de transporte nos autocarros da Vimeca e da Lisboa Transportes.

Durante o ano de 2011 a Vimeca instalou em toda a sua frota validadores de tecnologia sem contacto. A partir de Janeiro em vez do cliente mostrar o passe ao motorista terá de aproximar o cartão a um dos dois validadores electrónicos instalados à entrada das viaturas, tal como já acontece na Carris ou nos Transportes Colectivos do Barreiro. A validação de títulos sem contacto é extensível aos pré-comprados que passam a ser incorporados no cartão «Viva Viagem». As assinaturas serão carregadas no cartão «Lisboa Viva».
Os bilhetes comprados a bordo passam a ser emitidos electronicamente por via de uma consola instalada junto ao motorista.
Ambas as tecnologias irão permitir à empresa saber em detalhe quais as variações de procura ao longo do dia, e em cada paragem, disponibilizando dados fiáveis que a operadora poderá utilizar para ajustar a oferta à procura.
Para além da Vimeca/Lisboa Transportes a validação electrónica é utilizada na Àrea Metropolitana de Lisboa pela Carris, Metro de Lisboa, Transtejo/Soflusa, CP, Transportes Colectivos do Barreiro, Metro Sul do Tejo e Fertagus. A curto prazo operadores como a Rodoviária de Lisboa, TST e Scotturb também irão integrar tecnologia com o mesmo método de validação.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search