►Carris e Carris Metropolitana disponibilizam informação em tempo real no Google Maps ►Preço dos bilhetes ocasionais dos transportes públicos atualizados até 6,43%. ► Área Metropolitana do Porto: UNIR entrou em funcionamento a 1 de Dezembro. ► Preço dos passes dos transportes públicos não aumenta em 2024. ► Metro de Lisboa permite requisição de passe Navegante online. ► Despesas com aquisição de bilhetes de transportes públicos são dedutíveis em IRS.

19/07/2022

Lisboa: passes gratuitos para idosos disponível a partir da próxima semana

facebook.com/transportesonline
A partir da próxima semana residentes em Lisboa com mais de 65 anos já poderão solicitar gratuitidade do passe.

A medida aprovada em Abril passado pela Câmara Municipal de Lisboa prevê que os beneficiários que comprovem residência fiscal em Lisboa possam utilizar gratuitamente a Carris, Metro, e comboios na coroa urbana da CP e Fertagus, aplicando-se a respetiva gratuitidade a estudantes universitários até aos 23 anos de idade, ou 24 anos no caso dos estudantes dos cursos de medicina e arquitetura. Para maiores de 65 a gratuitidade é válida na Carris, Metro e CP nos limites da cidade de Lisboa.

Para já, apenas os cidadãos seniores podem já solicitar a alteração do perfil do cartão Lisboa Viva ou Navegante para utilizarem gratuitamente os transportes da cidade de Lisboa. Em Setembro a gratuitidade é alargada aos jovens até aos 18 anos ou estudantes universitários até aos 23 anos, com exceção dos estudantes do ensino profissional. 

A medida vai custar cerca de 12 milhões de euros por ano à Câmara de Lisboa.

Onde pode alterar o perfil de assinatura para beneficiar da gratuitidade do passe?

  • Carris – Lojas de Santo Amaro, Arco do Cego e Saldanha; 
  • CP – Gabinetes de apoio ao cliente: Rossio, Santa Apolónia e Cais do Sodré; 
  • Metropolitano de Lisboa – Espaços Cliente: Campo Grande e Marquês de Pombal.
Espaços Navegante: 
  • Alameda, Jardim Zoológico e Entrecampos; 
  • Fertagus (Jovens estudantes) – Gabinetes de Apoio ao Cliente da Estação do Pragal. A partir de Outubro no gabinete de apoio ao cliente da Estação do Pragal e bilheteiras.

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Custom Search